Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Concursados da Saúde concluem curso de integração

Foi com uma carga de confiança no futuro trabalho que 96 concursados, aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde, foram saudados, nesta manhã , pelo prefeito Jairo Jorge e pela secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, no auditório do CanoasPrev.
O concurso foi realizado pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) em dezembro de 2013. No dia 25 de março, a Fundação convocou 206 concursados por meio de edital publicado no Diário Oficial do Município. Integrantes do grupo convocados em primeira chamada tiveram, desde quarta-feira (2), noções de como está estruturada a rede de saúde pública de Canoas. Eles começarão a trabalhar nos próximos dias.
Na capacitação, eles puderam conhecer, entre outros temas, as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), seus direitos e deveres, como funcionam as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Saúde da Mulher e Saúde da Criança. Profissionais que já atuam na rede também participaram da formação.
O prefeito Jairo Jorge disse aos concursados que eles estão iniciando "um novo capítulo na história da saúde" de Canoas. Jairo Jorge destacou sobre a importância de os  novos trabalhadores atuarem buscando humanização, cordialidade, pontualidade e resolutividade. "O que a população espera é uma saúde de qualidade, padrão FIFA. Esse é o padrão que temos que oferecer às pessoas", afirmou o prefeito.
Jairo Jorge deu exemplos de como o Município trabalha para oferecer um serviço de qualidade à população. Entre eles, citou o teleagendamento, que já propiciou a marcação de 800 mil consultas pelo telefone, evitando que as pessoas madruguem e passem horas em uma fila na unidade de saúde. Ele ainda mencionou o fato de Canoas ter cinco Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e sete farmácias públicas.
A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, disse que fez questão de vir a Canoas para poder conhecer "olho no olho" os novos servidores da Saúde. "Vocês vão produzir saúde com a população. Que a população saiba e conheça a equipe a quem deve recorrer", disse a secretária, observando que os concursados terão que, encarar, muitas vezes, um contexto de violência e deverão saber lidar com isso.
O secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, falou que agora será possível criar uma aproximação entre os profissionais e a comunidade. "Vínhamos de um processo de trabalho com cooperativas. Gerar um vínculo de prazo indeterminado com a comunidade, poder ter vínculos seguros não é uma coisa fácil de fazer. Vamos poder consolidar o Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a Atenção Básica", declarou Bósio.
O presidente da FMSC, Mauro Guedes, destacou que os concursados são especiais. "Dos 10.108 inscritos, esses são os melhores", disse. Também participou do evento desta sexta-feira o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Mário Dhein, que, após a abertura, deu início ao último dia de integração da primeira turma de concursados.

 O curso de integração é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela FMSC. A segunda turma de concursados iniciará a capacitação na próxima segunda-feira às 8h30, no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São esperadas cerca de cem pessoas. Também, a partir de desta data, serão assinados os contratos com os convocados que já participaram da capacitação. 

Fonte: Luiz Roese Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Farroupilha de Canoas recebeu mais de 120 mil pessoas

Foram 12 dias de intensas atividades na Semana Farroupilha de Canoas. Mais de 120 mil pessoas marcaram presença no Parque Eduardo Gomes...