Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

36º Congresso Estadual dos Jornalistas do RS

Estão abertas as inscrições para o 36º Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece nos dias 7 e 8 de março no auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Com o tema “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia”, o congresso irá debater a contribuição dos profissionais da comunicação para a construção de um estado democrático.
Os interessados podem entrar em contato com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) através do e-mail sindjors@jornalistasrs.org informando o nome completo, empresa em que atua ou instituição de ensino e telefone para contato.
Estudantes e sócios em dia com o Sindicato estão isentos do pagamento. Para profissionais não sindicalizados o investimento é de R$ 20,00. O valor pode ser quitado na abertura do evento ou depositado na conta do SINDJORS, que pode ser obtida em contato telefônico junto ao sindicato. Aqueles que optarem por esta modalidade devem apresentar o comprovante de depósito durante o credenciamento.
O primeiro dia do evento contará com a conferência do jornalista carioca Mário Magalhães abordando “O papel do jornalista na construção de uma imprensa plural”. O conferencista é autor da biografia “Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo”, vencedor do Prêmio Jabuti de literatura, e reúne em seu currículo mais de 20 prêmios e menções honrosas no Brasil e no exterior, entre eles: Every Human Has Rights Media Awards, Lorenzo Natali Prize, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e Anistia, Grande Prêmio Esso de Jornalismo, entre outros.
No segundo dia do evento, quando também se comemora o Dia Internacional da Mulher, iniciará com o painel “Gênero e responsabilidade social da imprensa”. A temática será apresentada pela jornalista e cientista política Telia Negrão, da ONG Coletivo Feminino Plural, que dividirá a mesa com a jornalista Mari Martinez, militante da Marcha Mundial das Mulheres de Porto Alegre. A coordenação da mesa estará com a vice-presidente do SINDJORS Vera Daisy Barcellos.
O segundo momento da manhã está reservado para o painel “50 anos do golpe de 1964: liberdade de expressão x censura”.  Os palestrantes serão Rafael Guimaraens, jornalista, escritor e integrante da Comissão da Verdade do SINDJORS e o jornalista Sérgio Bueno, correspondente do jornal Valor Econômico no Rio Grande do Sul. A medição será de Jorge Correa, jornalista, diretor do SINDJORS e historiador.
No turno da tarde, acontece uma plenária com a apresentação de teses e escolha dos delegados para o 36º Congresso Nacional de Jornalistas, que será realizado entre os dias 2 e 6 de abril em Maceió, Alagoas.

7 DE MARÇO

18h – Credenciamento
19h30 – Abertura
20h - Conferência “O papel do jornalista na construção de uma Imprensa Plural”, com o jornalista Mário Magalhães.

  
8 DE MARÇO
  
9h - Gênero e a responsabilidade social da Imprensa
10h - Coffee-break
10h30 - “50 anos do golpe de 1964: liberdade de expressão x censura”
14h - Plenária de apresentação de teses e eleição de delegados para o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas

Fonte: Imprensa/SINDJORS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...