Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Carnaval Canoense!!

Pode parecer estranho aos que estão acostumados a me verem de bombacha , estar escrevendo sobre este tema,mas o carnaval é folclore e várias vezes em Porto Alegre a Corte Momesca,faz a recepção da Chama Crioula em parceria com os tradicionalistas demonstrando total entrosamento e respeito nestas manifestações .
O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas no país.A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale,significando retirar a carne, relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos.
Outros defendem  a origem em Carrus Navalis,devido ao costume de construírem carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma.
O Carnaval em Canoas teve início em 1972 e se estendeu até 1992, entre 1994 e 2002 não ocorreram desfiles de rua,sendo retomados em 2003 com o carnaval solidário.
Entre os personagens que se destacam está a figura do Rei Momo e sua corte,cito como os que me lembro o Beto Scottá,Cristiano Corrêa e o Sidiclei Mancy,atualmente ha 5 anos exerce a função o Pedro Gregório.
A partir de 2004 o carnaval canoense ganhou um sambódromo junto ao Parque Esportivo Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3.600, Bairro Fátima).
Este ano o carnaval ocorrerá dias 14 e 15 de março,duas semanas após a data tradicional e contará com a participação de 14 escolas desfilando.

A corte foi eleita dia 24/01 , na Sociedade Caça e Pesca, e além do Rei Momo Pedro Gregório é composta pela  rainha, Juliana Andrade, da Nenê da Harmonia; a 1ª princesa, Jenifer Silva dos Santos, da Escola de Samba Nossas Raízes; e a 2ª princesa, Lidiane da Silva, da Acadêmicos da Grande Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...