Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

1ª Conferência Regional do Povo de Terreiro do Vale dos Sinos e Vale do Caí,

Mais de 300 pessoas reuniram-se na noite de quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Canoas, para discutir políticas públicas para o povo de terreiro e de matriz africana. Pela primeira vez na história, esse segmento ganhou voz para expressar seus anseios junto ao poder público.
O debate ocorreu na 1ª Conferência Regional do Povo de Terreiro do Vale dos Sinos e Vale do Caí, sob o tema "A Matriz Africana e seus Pressupostos Civilizatórios". O evento foi realizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidades e pela Federação Afroumbandista e Espiritualista do RS.
A conferência desta quarta-feira foi pautada pela construção de políticas para os povos e comunidades tradicionais afroumbandistas - que ultrapassam a barreira da religiosidade, permeando o conceito de reparação à tradição de origem africana. Nesse conceito está incluído o fortalecendo e o resgate à dívida histórica que o país tem com o povo de origem e a ancestralidade africana.

Escolha de delegados:

Durante a conferência foram escolhidos cinco delegados e cinco suplentes de Canoas, seis delegados das regiões Sinos e Caí e um delegado de Guaíba (município que não teve conferência) e apontadas 34 propostas para a Conferência Estadual do Povo de Terreiro. Ela ocorre de 20 a 23 de março, em Porto Alegre, e pretende reunir 500 delegados estaduais e 250 convidados e observadores.

Vencendo o preconceito:

O prefeito Jairo Jorge prestigiou o evento, destacando que a sociedade não aceita mais a intolerância religiosa. Porém, ele ressaltou que ainda há o preconceito, seja por cor, religião ou orientação política. "O preconceito ainda existe no nosso país, mas estamos vencendo. Esta conferência é um momento para combater isso, para se construir políticas públicas, que têm que ser a expressão da vontade do povo", disse o prefeito.
"A conferência apontou temáticas latentes, que demandam políticas para as especificidades, e a gestão da Coordenadoria de Políticas de Diversidades tem o compromisso de elaborar políticas para a diversidade dentro de suas especificidades", destaca Tigre. Ainda segundo ele, foi positiva a forte participação popular deste seguimento na produção de políticas que ultrapassem barreiras da religiosidade e afirmem a reparação e a igualdade racial e social.

Presenças:

A mesa de abertura da conferência foi coordenada pelo secretário especial da Coordenadoria para as Políticas de Diversidade, Rogério Ambieda, o Tigre. Participaram ainda da conferência a vice-prefeita, Beth Colombo, e o vereador Paulinho de Odé, além do prefeito Jairo Jorge e representantes de entidades afro umbandistas. Entre as centenas de participantes, estavam representantes do povo de terreiro de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Santana do Livramento.

Corte do Carnaval na Paz:

A corte do Carnaval na Paz de Canoas, que é integrada pelo rei momo Pedro Gregório, a rainha Juliana Andrade, a primeira princesa Jenifer Santos e segunda princesa Lidiane Silva se fizeram presentes na parte inicial do evento.

Saiba mais:

Os delegados eleitos na 1ª Conferência Regional da Região Sinos e Caí, são estabelecidos de acordo com o quesito de autodeclaração  do Povo de Terreiro com relação ao Percentual Total do universo de autodeclarados Religiosos (as) de Matriz Africana e Umbanda no Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com o Censo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2010). O universo total é de 315.198.


Municípios da Região Sinos e Caí que se fizeram presentes e elencarão delegados

Sapiranga:
1 delegado: Nelson Araújo dos Santos (Pai Nelson de Ogum)

Novo Hamburgo
1 delegado Silvio dos Santos (Pai Sivio de Ogum)
1 Suplente Lúcia Arlete Santos (Mãe Lúcia de Yemanjá)

Campo Bom
1 delegado: Valdir Carlin
1 Suplente: Celso Medeiros Silveira

Ivoti
1 delegado: Vanderlei Fraga
1 suplente: Maria Tavares

Estância Velha
1 Delegado: Alexandro Felix Leandro
1 suplente: Júlio Cesar Félix Leandro

São Leopoldo
1-delegado: Aguida Guiomar Pires
2-Eloi Saldanha

Obs: Saiu um delegado do município de Guaíba que não é pertencente da Região do Sinos e Caí, mas, pelo fato deste município não realizar conferência, a comissão organizadora agregou o delegado a esta conferência por se fazer presente.

Canoas

Delegado-Everton Alfonsín (Caco)- Presidente da Federação Afroumbandista e Espiritualista do RS- FAUERS.
Suplente- Anderson Tarquato (Pai Anderson de Agelú)

Delegado- Alex Sander Souza da Silva (Pai Alex de Oxalá Coordenador Adjunto do Movimento de Ação Afroumbandista (UNIAXÉS)
Suplente: André Luis Custódio (Pai André de Agelú)

Delegada- Bianca Hilgert (Mãe Bianca de Xangô)
Suplente- Tatiana Osório (Do Ilê Axé Obocum)

Delegada- Carla Marques (Presidente da Associação das Mulheres Negras Amuneca)
Suplente- Michele Gomes Trindade (Casa de Caridade Pai Tomé)

Delegada- Isabel Genelício (Presidente da Associação Remanescente de Quilombo Chácara das Rosas)
Suplente- Rosângela Nascimento (Coordenadora Geral do Movimento Uniaxés).

Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peleia Gastronomica está de volta

Um dos grandes sucessos gastronômicos de 2023 está de volta em 2024 com muito mais brilho e sabor.  A Peleia, competição de assado feita em ...