Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Papa diz que é um "escândalo" ainda haver fome e desnutrição no mundo

O papa Francisco qualificou hoje de "escândalo" a existência da fome e da desnutrição no mundo e criticou "o consumismo, o esbanjamento e o desperdício de alimentos" em mensagem enviada ao diretor da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, por ocasião da Dia Mundial da Alimentação.
Em sua mensagem, que foi lida hoje durante a celebração da jornada na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, o papa considerou que um "dos desafios mais sérios para a humanidade é o da trágica condição na qual ainda vivem milhões de pessoas famintas e desnutridas, entre elas muitas crianças".
O pontífice convocou todas as partes da sociedade a "enfrentar juntos" este problema "para conseguir uma solução justa e duradoura" e para que "ninguém se veja obrigado a abandonar sua terra e seu próprio entorno cultural pela falta dos meios essenciais de subsistência".
Francisco ressaltou o paradoxo de como a globalização revela as situações de necessidade das pessoas no mundo todo, e no entanto "cresce a tendência ao individualismo" e à "indiferença tanto em nível pessoal como das instituições e dos Estados em relação a quem morre de fome ou padece de desnutrição".
"A fome e a desnutrição nunca podem ser consideradas um fato normal que precisamos nos acostumar, como se fizesse parte do sistema. Algo tem que mudar em nós mesmos, em nossa mentalidade, em nossas sociedades", afirmou o pontífice argentino.

Para o papa, é necessário, "hoje mais que nunca, educar para a solidariedade, redescobrir o valor e o significado desta palavra tão incômoda, e muito frequentemente deixada de lado, e fazer com que se transforme em atitude ao fundo das decisões no plano político, econômico e financeiro, nas relações entre as pessoas, entre os povos e entre as nações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caminhada em Protesto contra o STF

A mobilização intitulada "ACORDA BRASIL", liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ganhou reforço hoje com a chega...