Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Governador reforça apoio do RS aos refugiados palestinos


O governador Tarso Genro recebeu, hoje, no Palácio Piratini, o comissário-geral de Assistência aos Refugiados Palestinos da Agência das Nações Unidas (UNRWA), Filippo Grandi. No encontro, foi definido o apoio do Governo do Estado aos refugiados palestinos no Oriente Médio por meio de uma campanha para arrecadação de fundos. 
Para Tarso, a solidariedade internacional é um dos princípios do Rio Grande do Sul. "Queremos dar sustentação a essa relação dentro do que estiver ao nosso alcance. Vamos fazer uma mobilização de todos os organismos do Estado, junto à Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri) e à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Faremos um evento público para arrecadação, que terá meu apoio direto", afirmou. 
A UNRWA é responsável pela assistência aos 5 milhões de refugiados palestinos que atualmente se encontram no Oriente Médio. No RS, o número é de 65 acolhidos, de acordo com a representação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). O Estado abriga a maior comunidade palestina do Brasil, com cerca de 20 mil pessoas, conforme dados da Associação Antônio Vieira. 
O chefe do Executivo gaúcho também se comprometeu a falar diretamente com o vice-presidente da República, Michel Temer, para formalizar a solicitação da UNRWA de uma contribuição suplementar do Governo Federal, para o combate à fome na região atendida. Com o aumento da participação, o Brasil passaria a integrar a diretoria do órgão, tendo maior peso político nas decisões. 
Segundo Filippo Grandi, o processo de integração dos refugiados palestinos no RS está muito bem encaminhado. "Nossa visita é uma continuidade da aliança entre o Brasil e a UNRWA. Viemos agradecer o apoio do governador Tarso Genro, que foi muito importante para desenvolver nossas relações", destacou. 
Em abril deste ano, durante a missão do Governo do Estado à Palestina, foi confirmada a doação de 11,5 mil toneladas de arroz - do qual o RS é o maior produtor brasileiro -, ao campo de refugiados de Shuafat, em Jerusalém. A operação foi realizada por meio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas. Na ocasião, Grandi qualificou a presença da missão gaúcha como um gesto histórico.
A doação será realizada em duas etapas, no período entressafra da Palestina, em novembro deste ano, e em fevereiro de 2014. O montante é capaz de alimentar os refugiados de Shuafat por um ano inteiro. 
"A presença da ONU aqui mostra o destaque político crescente do RS no panorama mundial", ressaltou o coordenador da Acri, Tarson Nuñez. "As ações que o Estado tem promovido, principalmente com a doação de arroz e o apoio político, buscam sensibilizar as autoridades brasileiras para um maior engajamento na questão humanitária", disse. 

Fonte:Secom/Gov.RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...