Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Presidenta Dilma chega a Nova York

A presidenta Dilma Rousseff chegou em Nova York nesta manhã  e levou mais de uma hora no trânsito para chegar ao hotel onde ficará hospedada. Dilma estava bem disposta e acompanhada da filha Paula, além da comitiva formada pelos ministros Aloizio Mercadante (Educação), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social), e do assessor de Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Dilma não quis conversar com a imprensa que a aguardava na entrada do hotel e, ao ver os jornalistas, apenas brincou: "Vocês chegaram cedo". A presidenta não tem agenda prevista para hoje em Nova York. A ideia é ficar dedicada aos últimos preparativos do discurso que fará amanhã, na abertura da 68ª Assembleia Geral da ONU.
Antes do discurso de abertura da sessão da ONU na terça, tradicionalmente realizado pelo Brasil, a presidenta levará ao secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, em um encontro reservado, às 8h30min, sua indignação em relação à espionagem da NSA e pedirá ação conjunta dos países contra esse tipo de ação. Em seguida, Dilma irá se dirigir ao novo plenário, que foi adaptado para receber os chefes de Estado nesta reunião, já que o palco tradicional está em reforma. Ali, deverá cruzar com o presidente americano, Barack Obama. 
Não há uma agenda marcada para ambos, mas espera-se que Dilma e Obama conversem, ainda que rapidamente, como decorrência do telefonema da semana passada e o consequente cancelamento da visita de Estado que ela faria a Washington, daqui a um mês.
Em seu discurso, além de abordar o tema da espionagem, a presidenta aproveitará para tratar da questão da Síria. Ela quer dar seu voto de confiança à solução diplomática proposta pela Rússia de auditar o arsenal químico do regime do presidente Bashar al-Assad, por meio de inspeções internacionais.
O Brasil deverá voltar a defender a necessidade de reformulação das Nações Unidas, particularmente do Conselho de Segurança, para abrigar as novas forças do mundo. Há anos o País reivindica um assento permanente no órgão. A crise econômica, que ainda traz consequências aos países, também deverá ser abordada pela presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...