Um Boeing 757-200 modificado, operado pelo governo dos Estados Unidos, pousou em Porto Alegre nesta tarde.
A aeronave, matrícula 00-9001, pertence ao modelo C-32B, utilizado em operações especiais e frequentemente associado a missões da CIA e do Departamento de Estado norte-americano.
Diferente do C-32A, usado como transporte presidencial ao lado do Air Force One, o C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana (USAF), com base em Nova Jérsei.
O esquadrão é responsável por transportar equipes de ação rápida, formadas por diplomatas, militares de elite, agentes de inteligência e outros profissionais designados para apoiar cidadãos e embaixadas americanas em situações de crise.
Conhecido pelo apelido Gatekeeper (“Porteiro”), o jato não exibe identificação externa em sua fuselagem branca.
Ele já foi empregado em operações críticas no Oriente Médio, em grandes eventos como Olimpíadas e em emergências globais, incluindo a explosão no porto de Beirute, em 2020. O modelo possui tecnologia avançada de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo.
Na missão atual, a aeronave partiu ontem da Base Aérea de McGuire (Nova Jérsei), fez escala em Tampa (Flórida), depois em San Juan (Porto Rico), chegando a Porto Alegre às 17h13 de hoje.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o objetivo da operação no Brasil, mas a presença do avião pode estar ligada ao consulado americano na capital gaúcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário