Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Greenpeace emite comunicado falando de intimidações


Um tribunal russo ordenou ontem a detenção, por dois meses, de mais oito membros da tripulação do navio do Greenpeace usado em um protesto contra a prospecção de petróleo no Ártico. Entre eles está a gaúcha Ana Paula Maciel. Em comunicado, o diretor executivo do Greenpeace, Kumi Naidoo, destacou que a decisão é uma "tentativa de intimidar qualquer um que tente evitar uma corrida do petróleo no Ártico".
O argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz 1980, pediu neste final de semana ao presidente russo Vladimir Putin a libertação dos ativistas. "Como o senhor assumiu publicamente, os ambientalistas do Greenpeace não são piratas. A organização há mais de 40 anos trabalha por nosso planeta sempre de maneira pacífica", afirmou ele em uma carta. "Por isso é incompreensível a prisão preventiva de cada um deles e a investigação que foi aberta", conclui.
Na última quinta-feira, um tribunal distrital da cidade de Murmansk, no Norte da Rússia, já havia ordenado a detenção de 22 membros da tripulação por suspeita de pirataria. Investigadores russos acusaram os ativistas de pirataria - crime passível de até 15 anos de prisão - depois que dois deles tentaram escalar uma plataforma da Gazprom no Mar de Barents. O grupo nega o crime e diz que autoridades russas embarcaram ilegalmente em seu navio em águas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jacaré atropelado em rua de Porto Alegre

Na noite de ontem, um jacaré de aproximadamente 2 metros foi atropelado por um carro na Avenida Severo Dullius, próximo à Vila Dique, em Por...