Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Combate ao fogo em SC deve durar mais um dia

Os trabalhos para combater o fogo no depósito de fertilizantes que explodiu no bairro Palmas em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, devem durar mais um dia. A projeção foi feita nesta quinta-feira pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos Oliveira. “Temos que conter a fumaça e chegar até o centro da reação química para neutralizá-la. Vamos manter um grupo de 200 homens trabalhando 24 horas por dia em esquema de plantão até resolver o problema. Não temos um prazo específico, mas estimo que sejam várias horas, mais de um dia”, enfatizou. 
Os moradores de um raio de dois quilômetros foram removidos e abrigados na Escola Estadual Urbana Professora Claurinice Vieira Caldeira Forte. “O padrão é evacuarmos uma área de 800 metros, mas por prevenção, isolamos um raio de dois quilômetros”, explicou Oliveira. Pelo menos 380 moradores ficaram desalojados. “As pessoas podem ficar tranquilas. A Polícia Militar e o Exército estão garantindo a segurança do patrimônio”, disse o prefeito Luiz Roberto de Oliveira. 
A Defesa Civil do Estado já enviou 300 kits de colchão, cobertores e travesseiros para os desalojados. A orientação da Gerência de Produtos Perigosos da Defesa Civil é para que as pessoas se mantenham distantes da área do acidente. De acordo com o major Geovane Matiuzzi, os efeitos do gás que se forma com a combustão do nitrato de amônia podem ser comparados aos do gás lacrimogêneo. “Por conta disso, não é considerado letal quando inalado”, frisou. No entanto, advertiu que a saúde pode ser comprometida em caso de inalação direta e em grande quantidade. A Marinha distribuiu máscaras para a população de forma preventiva, pois não estava mapeada a dimensão do problema e nem as consequências para a população.
A Defesa Civil atua em conjunto com outros órgãos públicos na explosão de um galpão da Global Logística e Transporte Ltda, ocorrida na noite de terça-feira, onde estava depositada uma carga de fertilizante à base de nitrato de amônia. O local fica a dois quilômetros do Porto de São Francisco do Sul. 
Desde o acidente, há uma operação especial envolvendo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Defesa Civil para gerenciar a situação. No galpão estavam armazenadas cerca de 10,4 mil toneladas de fertilizantes. A Gerência Regional de Educação de Joinville decidiu suspender as aulas nas escolas da rede estadual de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva. A medida preventiva visa evitar a exposição de crianças à fumaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jacaré atropelado em rua de Porto Alegre

Na noite de ontem, um jacaré de aproximadamente 2 metros foi atropelado por um carro na Avenida Severo Dullius, próximo à Vila Dique, em Por...