Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Ministro da Justiça entrega equipamentos para combate ao crack

Em visita a Porto Alegre nesta quarta-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregou ao governo do Estado uma série de que faz parte do programa "Crack, é Possível Vencer", do governo federal, para ser utilizado no combate ao uso de drogas no Rio Grande do Sul. Tratam-se de três bases móveis de videomonitoramento, seis viaturas, seis motocicletas, 60 câmeras de vigilância, 18 capacetes e kits de armamento de menor potencial ofensivo (teasers e spray de pimenta).

O material servirá para monitorar áreas de uso de entorpecentes, como o Centro da Capital e de dois Territórios de Paz: nos bairros Rubem Berta e Santa Tereza. Os microônibus transmitirão imagens de câmeras que estejam em um raio de até três quilômetros.

Na solenidade, que ocorreu no Palácio Piratini, outras oito cidades gaúchas com mais de 200 mil habitantes aderiram ao programa contra o crack:  Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Viamão. Além disso, Porto Alegre assinou um termo aditivo para dar continuidade ao desenvolvimento das ações.

O plano "Crack, É possível Vencer" foi implantado no Estado em março do ano passado e estruturado em três eixos: Cuidado, Prevenção e Autoridade. O primeiro deles está relacionado à saúde e ao tratamento dos usuários. Já o segundo foco envolve campanhas de conscientização, capacitação de profissionais e trabalho junto às escolas. Autoridade é o eixo que envolve a segurança, o combate ao tráfico e ao crime organizado, a integração das polícias e o controle das fronteiras.

Para o ministro da Justiça, o programa só está obtendo êxitos porque trabalha com a integração das três áreas de segurança pública, saúde e social. "É necessário equipar as cidades gaúchas para que a polícia possa vencer. Temos certeza que estamos no caminho certo", disse o ministro. “Esta é uma ação efetiva do plano no sentido de equipar nossas forças de segurança. São ferramentas que permitem uma ação inteligente e preventiva das polícias”, completou o secretário Fabiano Pereira, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Além da SJDH, o plano no Estado envolve as secretarias da Saúde, da Segurança Pública e do Trabalho e Desenvolvimento Social e a Prefeitura de Porto Alegre.

O governador Tarso Genro adiantou que em agosto irá divulgar os índices de redução de homicídios nas áreas chamasas de Territórios de Paz e enfatizou que o problema das drogas não é somente caso de polícia. "O usuário de crack não é problema só da polícia, mas do que está atrás desse usuário. É uma questão social, de acolhimento. Temos de tratar como uma questão social, senão vira violação de direitos humanos", ponderou Tarso. "Temos de encarar as drogas como um problema de saúde pública e continuar trabalhando na prevenção para termos cada vez mais resultados", frisou o secretário Fabiano Pereira.

Já o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou que os equipamentos não serão usados só como instrumento de vigilância. "Será também para avaliar e perceber todas as nuances sociais desses locais que fazem parte dos Territórios de Paz", sustentou. Segundo Michels, o governo do Estado ainda irá receber do Planalto R$ 79 milhões para as ações de segurança durante a Copa do Mundo de 2014 e R$ 43 milhões para áreas de fronteira com outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...