Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Projeto RS Biodiversidade consolida lista de espécies exóticas invasoras

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto RS Biodiversidade, iniciou a última etapa de umas das mais importantes pesquisas voltadas à preservação da fauna e da flora gaúcha. Trata-se da lista das espécies exóticas invasoras no Rio Grande do Sul, que deve ser consolidada até novembro deste ano. "As invasões biológicas são a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo, daí a necessidade de contarmos com um levantamento preciso sobre essas espécies", destaca a engenheira florestal Sílvia Ziller, coordenadora do estudo e consultora do RS Biodiversidade. 
Para tanto, o projeto promoveu um amplo trabalho de especialistas ligados à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Fundação Zoobotânica (FZB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e universidades. A atividade desse grupo levou em consideração outros estudos e promoveu consultas a pesquisadores envolvidos com o tema. 

Listagem :

Ao término dessa primeira fase, foi elaborada uma listagem prévia que, recentemente, passou por mais uma ampla análise técnica durante oficina da qual participaram cerca de 60 especialistas em plantas e animais - incluindo peixes, vertebrados terrestres, invertebrados terrestres e invertebrados aquáticos. Nesse encontro, foram apresentadas novas contribuições ao levantamento que, agora, estão em análise dentro do RS Biodiversidade. Também foram reconhecidos os Marcos Legais (federal, estadual e municipal) referentes a essas espécies. 

Exóticas invasoras :

De acordo com a Convenção da Diversidade Biológica, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 02 de 03/02/1994 e promulgada pelo Decreto nº 2.519 de 16/03/1998, são consideradas espécies exóticas invasoras aquelas cuja introdução ou dispersão ameaçam ecossistemas, ambientes ou outras espécies. 

Ameaças :

Entre os animais considerados como ameaças à biodiversidade do Rio Grande do Sul, estão o mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), o javali (Sus scrofa) e a rã touro (Lithobates catesbeianus). Uva do Japão (Hovenia dulcis), ligustro (Ligustrum lucidum) e capim annoni (Eragrostis plana) são alguns exemplos de plantas exóticas invasoras. 

Estratégico :

O RS Biodiversidade é um dos projetos estratégicos do Governo do Estado e incentiva a produção sustentável no meio rural, em especial na agricultura familiar. Coordenado pela Sema, o projeto é executado em parceria com a FZB, Fepam e Emater. 

Fonte:Secom/Gov.RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...