Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dia para conscientizar e respeitar a diversidade

Hoje é celebrado o Dia do Orgulho Gay e o calçadão do Centro recebeu até o final da tarde, estande da coordenadoria municipal de Política de Diversidades, instalado para divulgar e expressar a luta contra todos os tipos de preconceito e discriminação. Conforme o coordenador, Rogério Ambieda, a data foi escolhida porque em 28 de junho de 1969 em Nova York aconteceu a Rebelião de Stonewall, onde gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia. O levante é considerado um catalisador do movimento LGBT na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. “Estamos neste local coletando assinaturas para o estatuto da diversidade sexual”, disse. O estande também oferece informações sobre o Disque Direitos Humanos, pelo número 100 e o Programa Rio Grande Sem Homofobia. “Sobretudo, o espaço foi destinado para promover a cidadania e a diversidade”, ressaltou Ambieda.
Alexsander Santiago (foto), após assinar a petição pública do Estatuto da Diversidade Sexual refletiu a data. “Precisamos ser vistos como pessoas normais e não como ET’s, como percebo todos os dias e também de mais atividades de conscientização”. 
Marco histórico:
A Rebelião de Stonewall foi um marco pela luta por respeito e direitos da população LGBTT. Em 28 de junho de 1969 o "Stonewall Bar", que era freqüentado pelo público LGBT da cidade de Nova Iorque, sofria constantes visitas do policiais, sendo além de extorquidos, tratados como animais.
Com luta física e tudo o que encontravam pela frente, os 400 gays aproximadamente, que se encontravam no bar, foram para cima da polícia acabando com as inúmeras pressões e começando de uma vez por todas a luta pelo respeito mundial.
 Até aquela data, na cidade de Nova York as leis proibiam a homossexualidade em público. Estabelecimentos que aceitassem clientes gays eram atacados e deveriam fechar. O levante aconteceu num bar nova-iorquino chamado Stonewall Inn, onde as pessoas, já cansadas de tanta injustiça e preconceito, se uniram e enfrentaram a polícia. No dia seguinte, mais de mil pessoas tinham aderido ao protesto que continuou por dias com adesão maciça e manifestações em várias localidades da cidade.
Coordenadoria de Políticas de Diversidades:
Telefones: (51) 3428-5323 e 3476-5336
Cartório da Diversidade e Igualdade Racial
Rua: Doutor Sezefredo Azambuja Vieira, 2730
Telefone (51) 3425-9026
Fonte: Clever Larsen Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...