Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Vaticano abriga 2 papas pela 1ª vez na história


Após o retorno de Bento XVI hoje ao Vaticano, dois meses depois de ter renunciado a seu pontificado, a Santa Sé abrigará pela primeira vez na história dois papas, já que o emérito Joseph Ratzinguer viverá - "oculto para o mundo", como afirmou ao deixar o Trono de Pedro.
Joseph Ratzinger, de 86 anos e que vivia desde o 28 de fevereiro - quando renunciou ao Pontificado - no palácio pontifício de Castel Gandolfo, situado a cerca de 30 de quilômetros ao sul de Roma, foi recebido hoje pessoalmente por Francisco às portas do mosteiro Mater Ecclesiae, que se encontra nos jardins vaticanos e que será a residência definitiva do papa emérito.
"O papa Francisco lhe deu boas-vindas com grande e fraterna cordialidade. Depois, juntos, eles se dirigiram à capela do mosteiro para rezar", informou o Vaticano através de um comunicado.
"Bento XVI está feliz por voltar ao Vaticano, onde pretende, como ele mesmo disse no último dia 11 de fevereiro (dia em que anunciou sua renúncia), se dedicar ao serviço da Igreja, sobretudo com a prece", declarou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.
No momento em que se despedia dos cardeais, Bento XVI também declarou "respeito incondicional e obediência ao novo papa", declaração pela qual todos os observadores vaticanos, concordando com sua personalidade e discrição, garantem que não haverá "interferências" no Trono de Pedro.
De acordo com recentes declarações de Lombardi, que contrariava os boatos de que o papa emérito estaria doente, Bento XVI está bem de saúde e não tem nenhum problema específico, além dos atribuídos à idade.
Os boatos em torno do estado de saúde de Bento XVI vieram à tona depois do último dia 23 de março, quando Francisco foi visitar o papa emérito em Castel Gandolfo. Na ocasião, a imprensa italiana destacou que Ratzinguer se movimentava com certa dificuldade e com auxílio de uma bengala, além da voz fragilizada e da aparência mais magra.
"O papa emérito é idoso, debilitado pela idade, mas não tem nenhuma doença", confirmou Lombardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...