Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

III FALP: Alvorada recebe primeira escultura símbolo do evento

"No lugar que nasceu este sonho, estamos marcando este momento com o lançamento deste símbolo que representa a mão estendida da generosidade, solidariedade, parceria, que nos apoia naquilo que precisamos: construir uma metrópole mais solidária, mais democrática e mais sustentável", assim o prefeito Jairo Jorge iniciou o lançamento da primeira escultura do III Fórum Mundial de Autoridades de Periferia- FALP. A solenidade aconteceu no final desta manhã , na cidade de Alvorada, local em que há dez anos sediou o primeiro encontro e formação da Rede FALP.
A construção de um projeto, em que aconteça o diálogo em que capitais e regiões metropolitanas para o desenvolvimento das cidades foi ressaltado por Jairo como uma das propostas da terceira edição do Fórum, evento inédito no Brasil e que será realizado em Canoas nos dias 11, 12 e 13 de junho. "Estamos dando continuidade ao projeto, nos preparando e mobilizando. Este Fórum vai ser um grande momento em que mais de mil autoridades, 200 cidades do mundo todo estarão discutindo e buscando metrópoles mais inclusivas."
Estavam presentes no ato de descerramento da escultura o prefeito de Alvorada, Sergio Maciel Bertoldi, o vice-prefeito Arlindo Slaifer, a deputada Estadual, Stela Farias, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a secretaria de Projetos Especiais e Inovação e primeira-dama de Canoas, Taís Penna e a primeira-dama de Alvorada, Maria Zorete.
Fórum em Canoas
O III FALP acontece nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Unilasalle, em Canoas. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, em parceria com a Prefeitura de Nanterre, França, e a Rede FALP. Com o tema proposto desta edição é "Direitos e democracia para metrópoles solidárias e sustentáveis". Os debates seguirão seis eixos de trabalho: Identidades e Multipolaridade; Governança e Participação; Globalização e Metropolização Sustentabilidade e Água; Bem comum e Bem viver; Igualdade e Políticas de Gênero.
Além das mesas temáticas e das conferências, acontecerá um festival cultural, com diversas expressões artísticas que interpretam a realidade das periferias mundiais. O festival vai contemplar a dança, o teatro, a música e a fotografia. Confira toda a programação do evento no site www.falp2013.com.br.
O fórum pretende reunir representantes dos governos locais, pesquisadores, movimentos sociais e da sociedade civil de todo o mundo. Prefeitos e ex-prefeitos do Brasil, França, Portugal, Itália, Inglaterra, Senegal, Mali, Palestina, Espanha, Chile, Argentina, Colômbia já confirmaram presença no evento.
Esculturas
Ao todo 50 peças serão instaladas em Canoas, cidade sede do evento, nos municípios que compõe a Região Metropolitana de Porto Alegre e em universidades.
As esculturas foram confeccionadas em fibra de vidro, tendo medidas aproximadas de 1,80m de altura. O trabalho artesanal foi confeccionado pelos artistas plásticos Elias Chidia e Gerson Presa, com apoio de outros colaboradores.
Nove esculturas serão pintadas com as cores do evento e as demais serão decoradas e customizadas por artistas do segmento das artes visuais, selecionados através de edital publicado no dia 22 de abril. O trabalho é supervisionado pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Projetos Especiais e Inovação.
Histórico do Fórum
Em 2003, prefeitos da região metropolitana estiveram reunidos e articularam a rede no marco do Fórum Social Mundial e do Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social e a Democracia Participativa. Pela primeira vez autoridades locais de periferia tiveram a iniciativa de se aliar pela busca de soluções para problemas sociais comuns.
Na primeira edição mundial do FALP, em Nanterre (2006), o desafio proposto foi “Um outro olhar sobre a metrópole desde as periferias”. 
Em 2010, em Getafe (Espanha), as autoridades locais de periferia elaboraram e adotaram um "compromisso político comum" com um texto que expressa nossos valores, nossas ambições, nossas idéias e nossas convicções para metrópoles solidárias. Em Pikine (Senegal), no ano de 2011, nossa rede realizou uma assembleia internacional para reafirmar a necessidade de políticas locais de desenvolvimento sustentável e de ambiente saudável e humano para as periferias da África e de todo o planeta.

Saiba mais: www.falp2013.com.br
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...