Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Erva-mate sofre com desmatamento


Árvore-símbolo do Rio Grande do Sul, a erva-mate (Ilex paraguariensis) sofre com o desmatamento no estado. Mais comuns na região do Vale do Taquari, os ervais são fundamentais para a economia e matéria-prima da bebida mais tradicional do RS, o chimarrão.
As folhas das árvores são de um verde intenso e as plantas, quando não são podadas, podem chegar até 10 metros de altura. Com a expansão das lavouras, especialmente de soja, muitos ervais nativos foram destruídos. "Hoje, menos de 10% dos que existem no estado são naturais. A maioria das áreas onde a planta é cultivada é plantada pelo homem", explica o engenheiro florestal Roberto Ferron, assessor do Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate RS).
Desde 1980, por um decreto estadual, a erva-mate é considerada a árvore-símbolo do estado. O Rio Grande do Sul é o principal exportador da planta no Brasil. Em 2010, mais de 61% da erva produzida no país era cultivada no estado, de acordo com dados do Sindimate.
De 90% a 95% da produção é destinada para o chimarrão. Mas mais do que ingrediente de uma bebida, a erva-mate pode ser usada para produzir diferentes tipos de alimentos e até para fins medicinais.
De acordo com o engenheiro florestal Roberto Ferron, ela é nutritiva, diurética, estimulante e faz bem para a pele e para o coração. “Dizem até que é afrodisíaca”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...