Juramento do Jornalista

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Canoas será a primeira cidade do Brasil a testar iluminação pública em rodovia com sistema eólico e solar


A prefeitura de Canoas e o Grupo Baram assinaram hoje, termo de cooperação para projeto piloto e pioneiro no país na área de energia limpa. O acordo prevê a substituição de dois postes para iluminação pública da rodovia federal/BR-116 – o segundo mais movimentado do Brasil, que liga Canoas a capital e a cidades do interior do Estado, por dois postes híbridos (energia eólica e solar) com quatro luminárias LED de 100 W instaladas a 18 metros de altura; aerogerador de 3000 W e nove placas solares de 90 W, em formato circular, totalizando 810 W. Os equipamentos serão instalados em até 40 dias e, após seis meses, serão feitos testes de avaliação da eficiência energética.
De acordo com o diretor-presidente do Grupo Baram, Josely Rosa, considerando esses parâmetros, o sistema somado irá gerar para seu próprio consumo 724 kW/mês e evitará a emissão, durante os seis meses de teste, de 4,44 ton CO₂ (Dióxido de carbono).
A iluminação pública atual da BR-116, trecho Canoas tem, aproximadamente, 220 postes e consumo anual de energia elétrica em torno de 1.670.000 kW/ano. Considerando classe de tarifação B4 - Iluminação Pública (R$/kWh), o gasto anual gira em torno de R$ 234.000,00. Além de o sistema emitir na atmosfera, através de usinas de geração de energia, mais de 970 ton CO₂ (Dióxido de carbono). “Isso significa economia de energia e de recursos para o município, que poderão ser destinados para outras áreas”, destaca o prefeito Jairo Jorge, que ressalta ainda a ação inédita da cidade em todo o país. “Não existe no Brasil uma iniciativa semelhante de alternativa para iluminação pública nas rodovias, tema de extrema relevância e preocupação de todas as prefeituras do país”. 
O sistema somado gerará para seu próprio consumo 428.000 kW/ano, quatro vezes menos do atual. A equipe de manutenção será acionada de duas a três vezes menos devido ao longo tempo de vida útil do equipamento, eliminando custos e aumentando a disponibilidade de equipes. “Ainda podemos preservar 6130 árvores que seriam necessárias para compensar a emissão anual de mais 970 ton CO”, lembra Josely.

POR QUE UTILIZAR O SISTEMA HÍBRIDO?
  • Caso haja falta de energia elétrica a rodovia continuará iluminada, aumentando a segurança;
  • Alta flexibilidade de geração de energia devido às características climáticas da região sul que são bem favoráveis ao sistema;
  • Alta confiabilidade através do sistema de backup, pois o banco de baterias supre a não geração por cinco dias, podendo ser ampliado conforme a necessidade do projeto.
VANTAGENS - LUMINÁRIAS LED
  • Tempo de vida útil maior que 50 mil horas (entre dez e quinze anos);
  • Muito econômicas comparadas com lâmpadas vapor de sódio;
  • Elevada eficiência luminosa e índice de reprodução de cores;
  • Menor atração de insetos noturnos, pois não emitem raios infravermelhos e geram muito menos calor que os sistemas existentes;
  • Compromisso com o meio ambiente - não demanda tratamento especial em sua fabricação ou descarte. Não tem em sua composição substâncias tóxicas, nem filamentos;  Efeito flash ou acendimento imediato.


Fonte:Eliana Camejo Comunicação Empresarial Ltda

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