Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Arquivo Público Municipal é referência para cidade de São Leopoldo

O Arquivo Público Municipal de Canoas recebeu a visita de representantes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) de São Leopoldo, na manhã de  hoje. Em busca de um diferencial para o desenvolvimento de seu próprio departamento de arquivos, os visitantes foram acompanhados pela gestora do Sistema de Arquivamento, Leda Gottert.
Em meio aos corredores e estantes repletas de arquivos e documentos, organizados minuciosamente, os envolvidos no processo de arquivamento apresentaram toda a história de Canoas, guardada desde a década de 50. Com interesse e atentos aos detalhes que lhes eram oferecidos, dúvidas eram esclarecidas pelos responsáveis pela manutenção e preservação dos documentos.
A Chefe do Setor de Protocolos do SEMAE, Sibele Rodrigues afirmou que o Arquivo Público Municipal de Canoas, administrado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, foi citado como referência por outros municípios e encontrou este diferencial somente em Canoas. "Todas as cidades vizinhas alegaram que não possuíam nada para acrescentar ao que já possuíamos, mas através de sugestões de órgãos como a CORSAN chegamos a Canoas", relatou.
Segundo Leda Gottert, é importante esta evidência de que o trabalho efetuado em Canoas gera referência. "O trabalho no sistema de arquivamento tem sido visto como referencial, uma vez que pouquíssimos municípios tem este nível de organização. É tudo resultado de um trabalho árduo e essencial", apontou.
Os representantes ainda retornarão para conhecer também o sistema informatizado de arquivamento, que é responsável pela digitalização dos documentos, em data ainda a ser combinada.
Os funcionários que realmente alavam o Arquivo Municipal de Canoas, parte "permanente", são :José Francisco Carvalho que trabalha com esta documentação há 28 anos, Cesar Kaiser Pinto há 4 anos, Moacyr Vargas Junior tambem há 4 anos, Luis Antonio de A. Flores e Almerinda Farias.
 Fonte: Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...