Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Discurso do prefeito Jairo Jorge ao tomar posse

Há quatro anos, desta tribuna, eu iniciava o discurso da posse lembrando o poeta Mário Quintana. Hoje, começo com a poesia de outro gaúcho, o grande Laci Osório:
"Era uma menina de sonhos
quando eu nasci.
Segui seus passos
pelos crepúsculos.
Ia me ensinar estrelas.
...
O tempo teceu rugas
e ela
aninhou nos olhos
um mundo.
E ensinou
que as borboletas
são desenhos que voam
...
Sorriu manhãs
Beijei seus olhos de esperança
beijo-lhe agora o coração"
Quando eu nasci, no Bairro Rio Branco há 49 anos, Canoas era a nossa menina dos sonhos. Primeiro como criança, depois como adolescente e enfim como jovem segui seus passos, aprendi com a caminhada da cidade e de seu povo. No crepúsculo foi possível ver a esperança e a generosidade desse povo, viver suas lutas, suas dores, suas alegrias.
O tempo, sempre implacável, teceu suas rugas, na cidade e em nossas faces. Mas nos olhos dessa cidade e dos canoenses estava o desejo de descortinar o mundo, sonhávamos que Canoas voaria como uma borboleta.
Vivemos tempos difíceis, primeiro sem poder escolher nosso prefeito, depois pelas mazelas que viraram notícia e enxovalharam o nome da nossa querida Canoas.
O crepúsculo prenunciou um novo momento. Há quatros vimos nascer uma nova manhã, um novo tempo que sorriu para nossa cidade.
Canoas passou a ser noticia por suas virtudes, uma cidade referência pela inovação na política pública, pela ousadia, pela ética na gestão, pela busca de soluções novas para novos problemas. Um laboratório de novas ideias e de uma união política sem precedentes, que gerou a maior coalizão política do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil.
Uma cidade que venceu seus medos e derrotou seus algozes. Derrotou aqueles que macularam seu nome com a corrupção, derrotou aqueles que durante décadas aprisionaram a cidade, que tutelaram suas lideranças, sempre com o desejo de aprisionar e apequenar nossa terra.
Canoas e os canoenses disseram sim a mudança e viram nos últimos quatro anos a mudança acontecer. Não governamos com ódio, mas com paz. Não governamos com vacilações, mas com ousadia.
As mudanças estão nas ruas, nas praças, no cotidiano das pessoas. Uma cidade mais limpa, mais bela, mais desenvolvida, mais humana. Canoas é hoje referência para a região metropolitana de Porto Alegre, para o Rio Grande do Sul, para o Brasil e para o Mundo.
Vereadores, creio que todos nós nos orgulhamos quando a ONU, convidou Canoas e outras quatro cidades do mundo para a Conferência de Desarmamento em Genebra para que pudéssemos apresentar nossa experiência de segurança, do território de paz do Guajuviras. Com certeza, todos nós nos orgulhamos quando o BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, uma das mais importantes instituições mundiais, nos concedeu em Washington o primeiro lugar no prêmio de boas práticas em Segurança Pública. Disputamos com 117 experiências da América do Sul, Central e Caribe e fomos selecionados por um júri internacional, liderado pela prestigiada Universidade do Chile.
Vamos avançar na Segurança, pois queremos uma Canoas cada vez mais protegida.
Falo aqui da emoção que tive, ao receber na cidade do México o Prêmio Cidades Ativas, Cidades Saudáveis. Um prêmio concedido a cada três anos, onde disputamos com experiências de quase 80 cidades de 24 países. Conquistamos o primeiro lugar no Júri técnico e no Júri Popular com o inovador projeto Prefeitura na Rua.
Nestes quatro anos, Canoas passou a ser referência na democracia participativa. Com o Prefeitura na Rua, foram 155 edições, mas de 16 mil atendimentos.
No lugar do apadrinhamento e do clientelismo, nasceu a cidadania, a participação democrática. As Plenárias de Serviços Públicos, a Ágora Virtual, as Audiências Públicas, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a Casa dos Conselhos, o Congresso da Cidade. Com o Orçamento Participativo, 70 mil canoenses, nos últimos quatro anos, participaram das decisões dos investimentos da cidade, dizendo onde e como aplicar os recursos públicos. Entre as 300 cidades brasileiras que tem OP, somos a que tem a maior participação, com 10% dos nossos eleitores participando diretamente, vivendo e recriando a democracia participativa.
Vamos avançar na democracia, pois queremos uma Canoas ainda mais participativa.
Nos orgulhamos sim de receber o prestigiado e disputadíssimo prêmio de Inovação, concedido pelo PGQP, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, diante de nossas inovações na educação e na saúde.
Foi com alegria, que recebi ao final de 2012, o TOP DE MARKETING da ADVB. Entre as maiores empresas gaúchas, estava Canoas, como a única prefeitura, exemplo de inovação e ousadia com a experiência do Canoas Saúde com o Telagendamento das consultas.
Para fazer a diferença é preciso coragem. Não aceitamos o fato de uma mãe esperar três, quatro, cinco, as vezes ate uma madrugada inteira na frente de um posto de saúde para marcar uma ficha para o filho doente.
Nunca esqueço, minha querida Beth Colombo, quando numa madrugada, durante a campanha eleitoral de 2008, eu e tu encontramos duas meninas em uma longa fila na madrugada no Bairro Rio Branco. Apesar dos riscos da violência, ali estavam as duas adolescentes para tirar uma ficha para a mãe e a avó.
Para aqueles que defenderam nesta campanha eleitoral a volta das filas, fica apenas a minha indignação. Somente quem nunca passou pela humilhação da espera em uma fila pode propor uma sandice como essa.

Para os críticos, respondo com dados, afinal contra fatos não há argumentos. Fechamos o ano de 2012 com 342.035 consultas básicas marcadas em apenas 10 meses. Foram 342.035 canoenses que marcaram sua consulta sem ficar um minuto na fila. Não se trata de uma epidemia, como os neófitos na gestão pública chegaram a pensar, mas isso representa sim o nascimento de um novo capítulo na política pública de saúde. Evoluímos da universalização para a pessoalização dos serviços públicos. É o nascimento da cidadanização dos serviços públicos com qualidade.
Há muito por fazer, e com essa determinação vamos avançar na saúde, pois queremos uma Canoas cada vez mais saudável.
Nos orgulha sermos hoje referência na educação, de construirmos com alunos, pais e professores um Plano de Desenvolvimento da Educação que projeta os esforços da cidade para chegarmos em 2022, no bicentenário de nossa independência com uma educação de qualidade, no padrão dos países desenvolvidos. A recuperação dos prédios das escolas, a construção de 12 escolas de educação infantil, 2 escolas de ensino fundamental, obras de ampliação em 27 escolas, uniforme escolar de qualidade e material escolar para 30 mil alunos.
Esses são os primeiros passos, mas iremos além, pois queremos com os investimentos na Educação uma cidade mais confiante no futuro.
A cidade do futuro e o futuro da cidade se cruzaram nestes quatro anos. Buscamos o desenvolvimento, romper a letargia, trazer empresas e empregos. Foram mais de 8 mil novas empresas em apenas quatro anos, mais de 300 indústrias, 5 mil novas empresas de prestação de serviço. Foram mais de 13 mil novos empregos gerados para os canoenses.
Um crescimento em tempos de crise, afinal em 2009 e 2012 sentimos os duros reflexos da crise internacional. No entanto, não cruzamos braços, não ficamos olhando a crise passar, usamos de criatividade e inovação.
Criamos o Escritório do Empreendedor, que permitiu a mais de 80 mil empreendedores resolver seus problemas. Ao invés da romaria pelas repartições, os empresários passaram a ter um local acolhedor, onde encontraram soluções.
Criamos também a Lei do Gatilho, que reduziu a alíquota do ISSQN, com o aumento real da arrecadação. Vereadores, com a ajuda desta casa, da Câmara Municipal, criamos um mecanismo pioneiro no Brasil, mostrando que é possível reduzir a carga tributária e aumentar a arrecadação. A Lei do Gatilho passou a ser uma referência no Rio Grande e no Brasil e nos permitiu atrair milhares de novas empresas, sem cair no velho e surrado jogo da guerra fiscal. Na área mais refratária a inovação, inovamos.
O nosso trabalho pode ser medido pelo resultado. Recebemos um orçamento em 2009 de 450 milhões. Em 2013 serão mais de 1 bilhão e 100 milhões. É preciso coragem, é preciso ousadia.
Canoas precisa mais, por isso queremos uma Canoas ainda mais desenvolvida.
Como prefeito da segunda cidade da Região Metropolitana e segundo PIB do Estado, procuramos trabalhar com todas as cidades para as soluções dos graves problemas de mobilidade.

Como presidente da GRANPAL, pudemos materializar o sonho de gerações. A BR-448 que era apenas um sonho, uma possibilidade, se transformou em realidade. Para aqueles que perdiram a intervenção de Santo Expedito, mostramos que com determinação e diálogo é possível resolver problemas estruturais.
Mas para isso acontecer, assumimos o protagonismo. Ao invés de esperar do governo federal soluções, nós fomos até o DNIT e propomos alternativas. Assumimos o reassentamento de 600 familias, tarefa que não era de nossa responsabilidade. No entanto, mostramos que ao invés de ficar apenas criticando, temos que trabalhar, ajudar, fazer a nossa parte.
Hoje felizmente, a obra, que era um sonho em 2009 é uma realidade e deve estar concluída até o final deste ano. As primeiras famílias já passaram o Natal na casa nova, própria, um sonho também destes homens e mulheres, há mais de 40 anos.
Desde 2009, procuramos avançar no transporte e na mobilidade com mais de 800 novas paradas, com 81 novos ônibus, 51 deles adaptados. Com a implantação da bilhetagem eletrônica, fomos a primeira cidade do Rio Grande do Sul e uma das primeiras no Brasil a ter a integração total no sistema de transporte.
Em Canoas, em uma hora e meia, o cidadão com o uso do cartão pode pegar dois ônibus coletivos, indo e voltando, se assim desejar, pagando uma mesma passagem. O cidadão pode pegar o ônibus coletivo e o seletivo pagando também uma só passagem. Pode também utilizar o ônibus municipal e o ônibus intermunicipal para Porto Alegre pagando uma única tarifa. E por fim, pode utilizar o ônibus municipal e o Trensurb também pagando uma só passagem e reduzindo o preço da tarifa. Uma importante inovação, que melhorou a vida das pessoas.
Somos também, junto com Belo Horizonte, as primeiras cidades a adotar a Fiscalização Eletrônica, com o uso de GPS em cada ônibus, fiscalizando em tempo real toda a frota, todos os horários e todos os itinerários.
Foram também 40 km de pavimentação asfáltica, mais de 200 ruas asfaltadas, transformando a vida de milhares de canoenses, acabando com o pó no verão e barro no inverno, mais saúde e dignidade ao povo das vilas.
Precisamos melhorar ainda mais o transporte e a mobilidade, pois queremos uma Canoas cada vez mais conectada.
Senhor presidente, senhores vereadores,
Ficamos orgulhosos quando nossa cidade passa a ser referência para os porto-alegrenses como polo cultural. Ao invés dos canoenses irem a capital, Canoas passou a ser a capital do Jazz, ou a receber o mais importante grupo de teatro do mundo, o Theatre de Soleil, o Porto Alegre em Cena em Canoas.
Nestes quatro anos, realizamos 86 shows com a presença de grandes músicos como Gilberto Gil, Titas, Nando Reis, Mutantes, Jorge BenJor, Tom Zé, Mundo Livre, MV Bill, Racionais, Nenhum de Nós, Borghetinho, Nei Lisboa, Papas da Língua. Mas realizamos também com a Caravana Cultural com 562 shows com grupos locais, que estão iniciando sua carreira e precisam de oportunidade.
Criamos o Microcrédito Cultural para apoiar novos talentos, mantivemos e qualificamos os investimentos no Carnaval, na Semana Farroupilha, no Primeiro de Maio e na nossa Feira do Livro, que transformamos na segunda maior do estado. Inauguramos também a Casa das Artes Vila Mimosa, o primeiro centro cultural da cidade.
Mas queremos mais, queremos que nossa cidade seja cada vez mais reconhecida.

Desde julho de 2009 trabalhamos forte para Canoas fosse uma subsede da Copa do Mundo de 2014. Muitas pessoas duvidavam, mas conquistamos essa condição. Iremos receber aqui uma das 32 Seleções de Futebol que participarão da competição.
Receberemos também milhares de turistas e centenas de jornalistas de todo o mundo.
Em parceria com o Governo Federal, vamos continuar nossa política habitacional. No projeto Minha Casa Minha Vida, de três a dez salários, já foram entregues 2.324 habitações. Na faixa de zero até três salários, foram mais 2.602 habitações. Em quatro anos chegamos 4.926 casas e apartamentos. Foram também regularizados até o final de 2012, cerca de 2 mil moradias em vilas irregulares. Duas mil famílias recebendo suas escrituras, o sonho da casa própria.
Mas precisamos mais, queremos uma cidade cada vez mais inclusiva.
Construímos 5 novas praças, revitalizamos mais de 80, valorizamos os espaços públicos, onde a família se encontra. Colocamos flores onde antes havia lixo, recuperando mais de 60 pontos espalhados pela cidade. Iluminamos Canoas com 12 mil luminárias eficientizadas, dando mais segurança aos cidadãos. Uma cidade mais limpa, mais bela, uma cidade que possamos nos orgulhar.
Queremos mais, queremos uma Canoas cada vez mais acolhedora.
Enfrentamos a corrupção e criamos o Decálogo Ético, a Comissão de Ética Pública, a Controladoria Geral do Município, transmitimos ao vivo as licitações, colocando na internet a imagem e o áudio das decisões, que deixaram de ser feitas a quatro paredes.
A transparência nas informações iniciou em 2009, muito antes da Lei de Acesso de 2012. Controle social é o antídoto a corrupção, quando mais pessoas fiscalizarem mais força teremos para enfrentar essa grande chaga da política brasileira.
Ética não um tema de eleição, é um tema de administração. Há quem goste de falar de ética apenas no debate eleitoral, esquecendo que a ética é parte da nossa vida. Muitos procedimentos que no passado eram tolerados, hoje são inaceitáveis. No passado, empréstimos subsidiados, negociatas de diárias, vantagens pessoais eram prática comum de alguns políticos, mas hoje vivemos novos tempos. A honestidade é predicado essencial da nova política.

Avançamos muito, mas há muito ainda por fazer, pois queremos uma cidade cada vez mais transparente.
Caros vereadores, cidadãos de Canoas
O resultado deste trabalho foi medido pelo resultado das urnas. Vox Populi, Vox Dei, a voz do povo é a voz de Deus. Eu e a minha vice-prefeita Beth Colombo ficamos muito honrados com a votação fantástica que o povo de Canoas no deu no dia 7 de outubro.
Foram 71,27% dos votos válidos, a maior votação de nossa história, a maior da região sul, envolvendo o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a sexta maior do Brasil.
Isso só aumenta nossa responsabilidade, só aumenta a nossa determinação. Tenham certeza, vamos trabalhar ainda com mais vontade e disposição.
Quero registrar caros vereadores, que a aprovação do povo se materializou nesta casa. 20 dos 21 vereadores eleitos integraram a minha coalização política e representam aqui o Bloco do Orgulho Municipal. O PT, PP, PTB, PDT, PMDB, PSD, PPL, PRB, PR e PSB representam aqui a confiança dos canoenses neste novo tempo. Vereadores, sua vitória representa esse sorriso em uma manhã de esperança, como nos falava o poeta Laci Osório.
Os canoenses ao conferir ao nosso governo essa grande e expressiva maioria política, sabem que eu governarei com respeito a todos, com diálogo e democracia, respeitando essa casa, onde comecei minha vida pública, como vereador mais votado nas eleições de 1988.
Governarei com diálogo, altivez, cumprindo com nossas obrigações democráticas. Agirei sempre com humildade, como fiz nestes quatro anos.
Temos que agir buscando sempre a coerência, quando somos governo devemos refletir sobre o que faríamos se fossemos oposição e quando somos oposição, o que faríamos se fossemos governo. Isso significa maturidade política, fazer política com bom senso, construir um novo modelo, abandonando o paradigma do conflito e construindo o paradigma do diálogo.
Em Canoas, estamos mostrando para o Rio Grande que é possível construir as bases deste novo modelo. Com protagonismo compartilhado, respeitando e fortalecendo todos os partidos, estamos mostrando que é possível construir um governo de coalizão, baseado em princípios, em ideias, em um projeto de cidade e não a partir de interesses privados ou particulares.
Não somos uma sopa de letrinhas, somos um bloco político que nasce a partir de um projeto comum, de 50 metas, 50 propostas para transformar Canoas. É esse ideário comum que nos unifica, nossa coesão, nossa força, onde cada um de nós, não deixa de acreditar nas suas crenças, na sua ideologia, mas deixamos sim de olhar para aquilo que nos divide e olhamos para o que nos une.
Caros Vereadores, senhores e senhoras
O que nos une é o orgulho de ser canoense, o amor por essa bela cidade.
Firmo aqui diante dos senhores, o compromisso de trabalhar com energia redobrada a cada dia nos próximos quatro anos para construir o futuro de Canoas.
Cidadão
Em nossa cidade sorriu manhãs
Pude beijar seus olhos de esperança
Pois agora beijo-lhe o coração"
A mudança vai continuar!
Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...