Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Correspondentes internacionais na Tragédia de Santa Maria


Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Cuba, França, Japão e China. A tragédia é transmitida em vários idiomas para países de todos os continentes. As emissoras que não enviaram representantes, se utilizam de agências internacionais para abastecer os sites e as televisões. Em frente a boate Kiss, jornalistas apresentam o local da tragédia.
Eles chegam a Santa Maria desde domingo, devem ficar nos próximos dias e já conversaram com testemunhas que estavam no local da tragédia. Muitos deles participaram da caminhada na noite de ontem
Era 10h30min quando o apresentador e correspondente da NBC, Keir Simmons, indicava os locais depredados na tentativa de salvar vítimas da tragédia. Ele chegou a Santa Maria na manhã de segunda-feira. Ele resume a primeira imagem que teve do desastre em poucas palavras.
_ I am shocked (eu estou chocado)! _ afirma Simmons _ É difícil de imaginar o que aconteceu aqui e o que as pessoas passaram nesses momentos da tragédia  complementa.

A correspondente internacional do Grupo Clarín, da Argentina, Eleonora Gosman, realizou a cobertura da tragédia na boate Cromañon, em Buenos Aires, em 2004. Ela percebe muitas semelhanças entre os casos, mas fica particularmente chocada com o número de vítimas para o tamanho da cidade.
Correspondentes se distribuem nos locais marcados pelo desastre:

O Centro Desportivo Municipal, os cemitérios, os hospitais, a caminhada na Avenida Rio Branco, a boate Kiss, todos os lugares marcados pela tragédia recebem diariamente repórteres de vários países: a TV estatal da China, a emissora NHK, do Japão, a Agence France-Presse, a Associated Press e a Reuters, todas agências internacionais, enviaram seus correspondentes.

A tarefa é levar ao conhecimento do mundo a tragédia e todas as causas e consequências do que acontece. Levam também histórias individuais, partes de um universo de tristeza que abala Santa Maria, preocupa o Brasil e choca o mundo inteiro.
Fonte:ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...