Juramento do Jornalista

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Navios paraguaios são desmontados no Cais Mauá

A empresa que arrematou os navios paraguaios General Bernardino Caballero e Mariscal José Félix Estigarríbia intensificou nesta semana a retirada das duas embarcações. Ontem, o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, acompanhou a operação no Porto de Porto Alegre.
O superintende explica que a ideia é retirar as peças sem prejudicar o meio ambiente. "Há uma preocupação muito grande com a preservação ambiental. O desmanche desses dois navios é uma operação complexa e não pode ser feita com pressa". Pedro destaca que o trabalho exige cuidado e depende de licenciamentos ambientais importantes para causar danos ao meio ambiente.
A empresa também reforça o cuidado com o armazenamento dos resíduos sólidos, utilizando recipientes adequados para cada tipo de material. Por todo o convés do navio Bernardino Caballero se espalham tonéis com fragmentos de metal. "Este é um cuidado necessário para que o material não caia no rio", disse.
O diretor da Riosul Comércio de Aços e Metais, Ricardo Souza, disse que a empresa cumpre rigidamente os prazos e exigências legais, mas destaca que a demora nos licencimantos impediu o início dos trabalhos. A retirada das embarcações do Cais Mauá acontecerá em setembro, cumprindo o prazo de 120 dias estabelecido no edital do leilão. "Alguns documentos demoraram quase 40 dias para serem liberados. Não poderíamos correr riscos de iniciarmos o trabalho sem a documentação necessária".
O trabalho é acompanhado por uma equipe de engenheiros, entre os quais o engenheiro Naval, Jorge Pena, que assinou o laudo sobre as condições das duas embarcações. O engenheiro Orlando Sanchez, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), designado como fiscal da obra, também integra a equipe.

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