Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Virtualização gera economia de 2,5 milhões de folhas de papel este ano

Os três instrumentos de virtualização implantados na Prefeitura de Canoas a partir de 2011 mudaram o paradigma na tramitação de processos. "Antes o servidor corria atrás do processo, agora acontece o contrário". A avaliação é do secretário adjunto de Planejamento e Gestão, José Augusto Zaniratti. Ele afirma que pelo volume registrado até agora, é possível projetar, em 2012, uma economia de 2,5 milhões de folhas impressas de papel.

Números:

Zaniratti relata que no período de 2 de maio de 2011 a 2 de maio deste ano, o Diário Oficial eletrônico produziu 14.856 páginas, média de 62 por dia. Os 37.656 memorandos eletrônicos emitidos de 21 de agosto de 2011 a 9 de maio de 2012 representam economia de 120.624 páginas, considerando-se que cada um tem quatro páginas, em média. A previsão é de que se chegue a 60.438 memorandos durante 2012.
Já pelo sistema Módulo Virtual de Processo (MPV), implantado em 20 de outubro passado na Central do Cidadão (foto), foram produzidos 33.803 processos, cada um com uma média de dez páginas, totalizando 338.030.

Agilidade e transparência:

O secretário adjunto reforça que a virtualização agilizou o ritmo do serviço público municipal, além de garantir transparência, pois qualquer processo pode ser lido, a qualquer momento. Zaniratti lembra que quando ingressou na SMPG, em janeiro de 2011, consumia 40% de seu período de trabalho procurando processos. Ele observa que além da economia de tempo e dinheiro, 2,5 milhões de folhas poupadas representam que deixaram de ser cortas 35 árvores, já que cada uma produz 71.145 folhas.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SC extingue cotas raciais em universidades estaduais

 O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou ontem a lei que extingue as cotas raciais em universidades públicas estaduai...