Uma força-tarefa destacada para analisar a situação dos equinos na Vila de Passagem resultou na retirada de cinco animais na noite de ontem.A ação integrada entre diversos órgãos da Prefeitura, a Brigada Militar e a ONG Chicote Nunca Mais, inspecionou 18 cavalos. Os animais resgatados serão encaminhados para tratamento em um espaço administrado pela ONG.
A iniciativa, com a presença do secretário de Meio Ambiente, Manoel Miranda, e representantes da Saúde, da Procuradoria Geral do Município e da Guarda Municipal, atendeu à necessidade de estabelecer uma nova lógica na relação entre carroceiros e seus cavalos.
Os proprietários acompanharam todo o processo de avaliação, dialogaram e receberam orientações acerca dos cuidados adequados com os animais, bem como recomendações de medicação e tratamento para os casos de menor gravidade. Mais do que servir de exemplo para os donos de cavalos maltratados, a força-tarefa deu início a um trabalho de conscientização e resgate de vínculos afetivos na relação homem-animal.
Reconhecendo as dificuldades para garantir a saúde e o bem estar dos cavalos utilizados no sustento de carroceiros, a Prefeitura pretende abrir uma nova frente de trabalho e parcerias na área. Fair Soares, presidente da ONG Chicote Nunca Mais, deve levar à Vila de Passagem oficinas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para auxiliar os proprietários e trabalhar conceitos como o da doma racional, baseada em métodos não violentos para tratar e criar os cavalos.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:
Postar um comentário