Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Faculdade conhece tecnologias aplicadas na segurança de Canoas

Um grupo de aproximadamente 30 estudantes da Faculdade Pastor Dohms, da Capital, esteve em visita à sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania na noite de terça-feira. A turma cursa a faculdade de Gestão em Segurança Privada, e veio até Canoas para conhecer os sistemas de áudio e videomonitoramento, além dos resultados na segurança da cidade.
A apresentação foi feita pelo secretário Eduardo Pazinato.
Dentre as tecnologias utilizadas implementadas pela Prefeitura, foram divulgados alguns números recentes, como o dos sistema de audiomonitoramento, em funcionamento no bairro Guajuviras e primeiro do tipo a ser instalado fora dos Estados Unidos.
O sistema, conhecido como Shotspotter, está em funcionamento desde setembro de 2010 em Canoas. Trata-se de uma rede de sensores que capta o som de disparos de arma de fogo. A identificação da origem dos disparos ativa um alarme monitorado pelas forças de segurança do município e Brigada Militar, no 15º BPM.

Resultados do Shotspoter:

Socorro à vítima baleada: 14
Prisão de autor de disparo: 9
Apreensão de fogos de artifício: 3
Atendimento à tentativa de homicídio: 2
Atendimento à incêndio: 1
Atendimento à ocorrência de roubo: 1
Prisão por tráfico de drogas: 1

Em média, são 43 despachos de viaturas/mês, sendo que as vezes ocorre de serem despachadas mais de uma viatura para a mesma situação.
A cidade também conta com 120 câmeras de videomonitoramento em vias públicas, que prestam auxílio à abordagem policial e às ocorrências criminais, como roubo e furto de veículos. Os equipamentos também têm sido útil para outras situações, como acidente de trânsito e vias públicas com problemas, tanto para pedestres como para condutores.
Mais recentemente, o monitoramento de depósito irregular de lixo ganhou destaque no videomonitoramento. Só no mês de fevereiro, a cada dois dias uma situação deste tipo foi monitorada. Dentre as soluções encaminhadas a partir da constatação pelos monitores, ocorreu desde o deslocamento de viatura da Guarda Municipal ao local para orientar o cidadão e reprimir a prática, até o contato com o condutor de veículo que estacionou para despejar lixo, possível através da visualização da placa pelas câmeras.
O resultado desta e de outras políticas integradas com Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e demais órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGI-M, é a redução gradativa do número de crimes como assassinatos, por exemplo, na cidade.
A redução deste tipo de crime nos três primeiros meses de 2012 em comparação ao primeiro trimestre de 2011 foi de 10%, e se comparado a 2009 chega a 49%, conforme dados do Obsevatório de Segurança da SMSPC.
Fonte: Jesiel B. Saldanha  Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...