Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Sperotto comemora centenário do Colégio Militar de Porto Alegre

No Grande Expediente da sessão plenária de hoje, o deputado José Sperotto (PTB) homenageou o Colégio Militar de Porto Alegre. A instituição de ensino foi criada em 28 de fevereiro de 1912, por meio de decreto do então presidente da República Hermes da Fonseca, e a aula inaugural foi realizada no dia 22 de março do mesmo ano. 

Da tribuna, o parlamentar destacou o legado da instituição e sua importância histórica, salientando que a sede do Colégio, construção de estilo neoclássico datada de 1872, faz parte do patrimônio da Capital. Ele também lembrou que oito presidentes da República tiveram aulas no antigo casarão: João de Deus Menna Barreto, Getúlio Dornelles Vargas, Eurico Gaspar Dutra, Humberto de Alencar Castelo Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista de Oliveira Figueiredo.
 
Marcos na história gaúcha e nacional:

Seguindo o relato sobre alunos e professores que tiveram atuações marcantes na história gaúcha e brasileira, o deputado mencionou contribuições para a abolição da escravatura, incluindo a redação da Lei Áurea, feita pelo então marechal José Antônio Corrêa da Câmara. Ele também resgatou a trajetória do professor João José Pereira Parobé, que foi deputado estadual, secretário de Obras do RS e esteve ligado à fundação da Escola de Engenharia, do Colégio Júlio de Castilhos, da Escola Técnica Parobé e de vários dos institutos da UFRGS. Ele frisou ainda que a Escola Militar implantou o primeiro curso de ensino superior do Estado e que contribuiu para a criação e evolução da Universidade Federal.

Entre as menções, estiveram o patrono do Tradicionalismo Gaúcho, João Cezimbra Jacques; o poeta Mário Quintana, o artista plástico Vasco Prado, o escritor e advogado Darcy Pereira de Azambuja, além dos ex-reitores da UFRGS Armando Pereira da Câmara e José Carlos Ferraz Hennemann. Também foram citados o presidente da HP Brasil, Oscar Vaz Clarke; o vice-presidente mundial do Google, Nélson Mendonça Mattos; o vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto; o narrador esportivo Pedro Ernesto Denardin e o presidente da Editora Manchete, Marcos Dvoskin.
 
Ações pioneiras:

Quanto à ações pioneiras, o parlamentar destacou a atuação do time “Militar Foot Ball Club” na época em que foi criada a Liga de Futebol de Porto Alegre, a introdução do ensino profissionalizante na educação básica, a manutenção de um observatório astronômico, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a participação em uma sessão de simulação da ONU. O deputado também parabenizou o Colégio pelo desempenho dos alunos nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio e pela conquista de medalhas olímpicas científicas, afirmando que a instituição atua “com base em uma tradição de eficiência, disciplina, valores morais, camaradagem, patriotismo e ensino de alto nível”. Finalizando, Sperotto fez referência ao Museu Casarão da Várzea, criado em 2003 para preservar a história do Colégio; ao acesso às aulas por concurso público e à qualificação dos 111 professores, 60% dos quais são mestres e doutores.

Em apartes, participaram da homenagem os deputados João Fischer (PP), Adão Villaverde (PT), Lucas Redecker(PSDB), Márcio Biolchi (PMDB), Raul Carrion (PCdoB), Miki Breier (PSB), Cassiá Carpes (PTB) e Alceu Barbosa (PDT). Entre as autoridades presentes, estiveram o comandante do Colégio Militar de Porto Alegre, coronel Francis de Oliveira Gonçalves; o major Richard Alves, o major brigadeiro do 5º Comar, Flávio dos Santos Chaves, o general Luiz Carlos Rodrigues Padilha, o general José Mattos de Marsilac Motta, o vereador Bernardino Vendruscolo, o subdefensor público-geral do RS, Newton Arneck Maria; a secretária do Meio Ambiente do RS, Jussara Cony; o secretário de Esporte e Lazer do RS, Kalil Sehbe, e o ex-deputado estadual Mauro Sparta. A homenagem foi encerrada com uma apresentação da banda do Colégio Militar, sob regência de do sargento Hilton Silva Santos, e com a entrega de uma placa oferecida pela Assembleia para marcar os 100 anos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...