Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Luta contra discriminação racial lembrada em Canoas

Uma solenidade especial vai marcar na cidade, amanhã, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A iniciativa está sendo organizada pela Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (Copir), e ocorrerá na Câmara de Vereadores, a partir das 19h30.
O evento conta com o apoio de ativistas de comunidades palestinas, ciganas, afro-brasileira e indígenas. Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. "As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais", afirma.

Origem da data:

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU - Organização das Nações Unidas - instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Calendário:

Coerente com a proposta de inclusão da história afro-brasileira e indígena no currículo escolar - prevista nas leis 10.639 e 1645/08 - a Copir e a Secretaria Municipal de Educação também preparam o lançamento do Calendário de Africanidades, desenvolvido pela professora Cármen Cristina Pereira. De acordo coma a coordenadoa Maria Aparecida, essa iniciativa vai se constituir mais uma ferramenta de transversalidade para na rede pública municipal de esnino. O lançamento do Calendário de Africanidades está previsto para o primeiro semestre deste ano.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...