Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Festa de Navegantes com grande participação nas procissões fluvial e terrestre


O dia de homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes teve muito sol, e a participação da população, que acompanhou a programação da 23ª Procissão em Canoas. A partir das 7h30, uma missa na Igreja Imaculada Conceição reuniu fiéis no início das homenagens. Após, uma procissão percorreu as ruas José de Alencar e Boa Saúde, no bairro Rio Branco, em direção ao arroio das Garças.
Na frente, a imagem da santa ia sendo recebida com devoção pelo fiéis que, no caminho, juntavam-se à caminhada. Um caminhão de som tocava o hino de Navegantes (gravado pelo grupo Imaculada), intercalada por preces e pedidos de bênçãos pelo padre da igreja Imaculada. Em frente de casa, muitas famílias montavam pequenos altares, com a imagem de santos, para reverenciar a passagem de Nossa Senhora.
PROCISSÃO FLUVIAL:
A chegada ao arroio das Garças aconteceu antes das 10 horas. No local o grupo já tinha o dobro de pessoas em comparação à saída da igreja. A imagem foi colocada no barco Ana Paula, do clube Náutico Albatroz, que a conduziu até a prainha de Paquetá. O barco Noiva do Caí fez o transporte de pelo menos outras 150pessoas, incluindo o prefeito Jairo Jorge, a vice prefeita Beth Colombo, e o deputado Nelsinho Metalúrgico, que acompanharam toda a procissão.
No trajeto até o Paquetá, diversas embarcações uniam-se à procissão. A Defesa Civil canoense estima que bem mais de 50 embarcações, de diferentes tamanhos, participaram do percurso. Muitos dos barcos estavam enfeitados, com bandeiras, nas cores azul e branco.
CHEGADA NO PAQUETÁ:
Perto das 11 horas a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes chega à Prainha de Paquetá, onde uma multidão aguardava a realização de atos religiosos. A imagem foi recepcionada por representantes de diferentes religiões.
Após uma pequena procissão, a imagem foi posicionada Juno ao altar onde aconteceu a missa campal. A celebração teve destaque para o tema "Em defesa da água", e contou com a presença de muitos fiéis.
Após, uma celebração inter-religiosa foi realizada no Paquetá, com a presença de religiões de matriz africana, espiritistas e católicos, sob a coordenação de Paulinho D'Odé.
Conforme estimativa das forças de segurança que aturam na organização da procissão no Paquetá, mais de 1,5 mil pessoas participaram dos festejos.
A tradicional festa de Navegantes em Canoas tem o apoio da Prefeitura, Paróquia Imaculada Conceição, Clube Náutico Albratroz, Associação para Pesquisa de Técnicas Ambientais (APTA) e Associação de Moradores e Pescadores da Praia do Paquetá (AMPPPA).
Fonte: Jesiel B. Saldanha Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...