Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Chanucá (Festas das Luzes)

Além do Natal, em 2009, o mês de dezembro é também o do Chanucá (Festa das Luzes) para a comunidade judaica. A palavra hebraica “chanucá” tem três significados: inauguração, educação e dedicação. Quando os macabeus libertaram o Templo do domínio dos gregos, descobriram que o local mais sagrado do Judaísmo tinha sido violado e profanado. O Chanucá é realizado durante oito dias, a partir do 25º dia de Kislev (novembro ou dezembro). Esse ano se inicia no dia 20 de dezembro , às 19h, uma cerimônia pública de acendimento do castiçal da Chanukiá ocorrerá na praça Silvio Ughini, localizada nas esquinas das Avenidas Goethe e Mariante, no bairro Rio Branco.
A história de Chanucá relata como o povo judeu em Israel foi perseguido pelos gregos antigos, como foram proibidos de reverenciar Deus, de estudar a Torá ou realizar os rituais básicos e essenciais da prática judaica. Mas o povo judeu desafiou seus opressores continuamente, exercendo seus direitos sagrados de povo, rejeitando culturas e conceitos exógenos, revoltando-se contra a tirania.
Diz a História que os macabeus finalmente rebelaram-se e retomaram seu Templo Sagrado. O óleo existente para a re-dedicação do santuário profanado deveria durar um só dia, mas milagrosamente queimou por oito dias seguidos.
Chanucá Sameach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trensurb estuda volta as operações

A Trensurb fará hoje, inspeção no trecho entre São Leopoldo e Mathias Velho.  A inspeção integra o planejamento de retomada gradual das oper...