Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Guarda Municipal realiza orientações em escolas a partir de estatística de ocorrências

É a partir de dados obtidos nas escolas, que o poder público de Canoas identifica as situações de violência envolvendo estudantes da rede pública municipal. Com a implantação do Registro online de Violência Escolar (ROVE), no início do ano letivo de 2011, o diagnóstico de algumas situações já está sendo utilizado para a elaboração dos planos de ação contra a violência.
Das 42 escolas de ensino fundamental, 33 inseriram dados no sistema.
As ações estão sendo planejadas junto às CIPAVES ( Comissão Interna de Prevenção a Violência Escolar), Lei municipal 5505/2010 e com reuniões periódicas nas escolas.
Nestas reuniões tendo como base os apontamentos do sistema ROVE identificou que o maior numero de situações de violência nas escolas é durante o recreio (intervalo)
Conforme números apresentados pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas:
• Cerca de 389 alunos já estiveram envolvidos em situações de violência nas escolas;
• 80% dos alunos envolvidos nas situações de violência estudam nas séries finais do ensino fundamental (de 5ª a 8ª série);
• O 6ª ano concentra significativo de eventos registrados de situações de violência de alunos envolvidos, com 38,2% das ocorrências;
• A maioria das situações é de agressão física (52,1%), agressão verbal (28,7%), ameaça (29,9%) e bullying (9,7%);
• Em 30,7% das situações a Guarda Municipal foi acionada, sendo o órgão que recebeu o maior número de encaminhamentos;
• É significativa a presença de meninas nas situações de violências das seguintes escolas: Nancy Pansera, Monteiro Lobato e Arthur O. Jochins;
Tendo com base os relatos das reuniões dos CIPAVES , boletins de atendimentos, e os dados apresentados no ROVE, a Guarda Municipal realiza uma interação junto aos alunos acompanhado pelos professores, principalmente alunos das séries finais, com temática de responsabilidade, direitos e deveres, falar sobre bullying e sua conseqüências, além do papel da Guarda Municipal.
Neste mês, a ação da Guarda Municipal teve início na Escola Municipal Nelson Paim Terra, bairro Rio Branco. Na manhã de hoje, os GMs Gonzaga, Acosta, Rogério e a GM Ferreira, estiveram conversando com estudantes de duas turmas do 6º ano. Com idades entre 12 e 13 anos, os jovens estão inseridos na faixa etária onde são verificados muitos dos casos de desvio de conduta no interior de escolas municipais.
Durante pouco mais de meia hora, os Guardas conversaram sobre cidadania, direitos, deveres, além de orientar sobre os malefícios em relação às drogas, ilícitas ou não. "É muito bom este contato, esta conversa, pois percebo que alguns alunos experimentam bebidas alcoolicas em festas em seus momentos de lazer, as vezes á noite, o que nos causa preocupação", disse o professor Joaquim Kuellen, que acompanhou a palestra.
A aproximação da GM também foi reforçada com a divulgação de telefones para contato, em caso de alguma ocorrência, e a lembrança que a segurança oferecida é benéfica. "Somos parceiros de vocês", disse o GM Rogério aos alunos.
Durante o mês, outras escolas receberão a atividade da Guarda Municipal.
Fonte: Jesiel B. Saldanha Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...