Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Nos céus de Canoas

Muito em breve milhares de pessoas da cidade e região metropolitana acorrerão para Base Aérea a fim de prestigiar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça,no dia 12 de outubro o que já é tradicional.
Mas gostaria de contar um pouquinho da história desta instituição que confunde-se com a própria história de Canoas.
A origem da Base Aérea de Canoas remonta a 29 de março 1933 com a ativação do 3º Regimento de Aviação do Exército sediado em Santa Maria, RS.
Em 1935, ocorre o início de preparação do terreno, na localidade de Canoas, então município de Gravataí, para a construção de um campo de pouso e instações para a nova sede do 3 º Regimento de Aviação.
Em 1937, o 3° Regimento de Aviação é transferido para Canoas e ocupa o local, onde hoje se encontra o Quartel-General do V COMAR - Comando Aéreo Regional.
Em 20 de janeiro de 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, o acervo de pessoal e material da Aviação Militar do Exército, transfere-se para a nova arma.
Finalmente, o Decreto-Lei 6814, de 21 de agosto de 1944, cria a Base Aérea de Canoas.
Atualmente, a Base Aérea de Canoas é sede de cinco unidades:
1°/14° GAv - Grupo de Aviação Esquadrão Pampa ( equipada com aviõs Tiger F-5EM)
5° ETA - Esquadrão de Transporte Aéreo Esquadrão Pégasso (equipado com aviões Bandeirante)
2°/1° Grupo de Comunicação e Controle
Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas
BINFE - Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas
A Base Aérea de Canoas (BACO) está sediando até sexta-feira, o Exercício Operacional REVO 2011, que Objetiva treinar diversos esquadrões da FAB no reabastecimento de aeronaves em voo.
Entre as unidades deslocadas para Canoas estão o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, com aeronaves Mirage 2000; o Primeiro Grupo de Caça (1º GAVCA) com aeronaves F5M, vindo da Base Aérea de Santa Cruz (RJ), e o Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAV) - Esquadrão Pacau, também com aviões F-5M, sediado na Base Aérea de Manaus.
O 1º/14º GAV – Esquadrão Pampa, de Canoas, também participa com suas aeronaves F-5M.
Para que os aviões de caça supersônicos possam treinar o reabastecimento em voo, o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) - Esquadrão Corsário, que opera com aviões KC-137 – Boeing, deslocou-se do Rio de Janeiro com uma aeronave abastecedora.
O treinamento, que segue até sexta-feira (30/09), envolve cerca de 150 militares e ocorrerá em diferentes horários, inclusive à noite.
Os militares e aeronaves da FAB mantêm um constante e aprimorado treinamento, de forma a aperfeiçoar cada vez mais as doutrinas utilizadas para a defesa aérea do território nacional.

Um comentário:

  1. Eles estão utilizando também um KC-130.

    As aeronaves reabastecedores estão sobrevoando Candelária, cidade onde eu resido de 20 em 20 minutos.

    Ela está circulando sobre os municípios de Candelária, Vale do Sol, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul...

    ResponderExcluir

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...