Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Secretário diz que Canoas é referência em cultura

“A referência do modelo tridimensional da política cultural de Canoas (Linguagem, Cidadania e Economia) contribuiu para o governo do estado organizar sua ação e o Minc, quando vem ao estado, tem Canoas como referência”. A afirmação foi realizada pelo adjunto da Secretaria Estadual de Cultura, Jeferson Assumpção, durante a abertura da 3.ª Pré-conferência Municipal de Cultura de Canoas. O evento teve início na noite desta terça-feira, 30, no auditório Sady Fountoura Schwtz do Paço Municipal.
Cerca de 50 artistas, ativistas culturais e gestores das mais diversas linguagens artísticas assistiram a palestra do secretário Assumpção. A pré-conferência foi aberta pelo secretário municipal de Cultura, Flavio Adonis, que demarcou a importância do debate em questão e destacou os avanços do governo nessa área, disponibilizando três dias para os debates (em 2010, foi apenas um). “Esse diálogo é fundamental, em especial, para discutir o texto base do Plano Municipal de Cultura, que vai orientar as políticas municipais”. Também integrou a mesa do evento a presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas, Leila da Silveira.
Novo olhar
Durante a sua fala “3.ª Conferências estadual e nacional de cultura: rumos e desafios”, o secretário Jeferson Assumpção fez um breve balanço dos avanços na área cultural no estado nesses primeiro semestre de governo, relacionando as referências absorvidas a partir da experiência de Canoas, onde foi secretário municipal de Cultura nos primeiros dois anos da atual gestão. “Ampliar a esfera crítica é tarefa da cultura, por isso transportamos a experiência dos Diálogos Culturais de Canoas para o estado”, enumera.
O secretário também mencionou projetos e ações realizadas atualmente no estado, em áreas como artes visuais, cinema, leitura e cidadania. “Antes, o RS não priorizada a cultura política pública. Agora, o estado voltou a ter um olhar para o financiamento e o incentivo a cultura”, assinala. Ele também fez uma exposição sobre os Pontos de Cultura Transversais, outra novidade que começa a ser implementada no RS. Após a fala do secretário Assumpção um amplo debate se sucedeu com a participação da platéia. Para esta segunda noite da pré-conferência, que ocorre nesta quarta-feira, está confirmada a participação da representante da Regional Sul do Ministério da cultura, Margarete Moraes.
Os objetivos da Pré-conferência estão relacionados com a mobilização da sociedade civil para III conferência Municipal de Cultura, que se realizará nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o aprofundamento das discussões e das proposições a respeito do Plano Municipal de Cultura, bem como a apresentação da Minuta da Lei do Plano Municipal de Cultura e a importância da implementação do Sistema Municipal.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...