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Prefeito anuncia 300 dias de resultados positivos no HPSC

Uma redução em valores no custo de operação que chegam a R$ 1 milhão por mês, sem comprometer o atendimento à população . Esta é a nova realidade do Hospital de Pronto Socorro de Canoas em balanço dos 300 dias de gestão compartilhada entre a Prefeitura Municipal e o Grupo Mãe de Deus, apresentado ontem. Os números foram apresentados pelo prefeito Jairo Jorge.
O Grupo Mãe de Deus assumiu a gestão operacional o Hospital de Pronto Socorro de Canoas em agosto de 2010, após vencer a concorrência pública aberta pela Prefeitura. Até então, a administração do HPSC era feita por uma empresa de engenharia, que recebia R$ 500 mil por mês para o gerenciamento, valores que somavam R$ 6 milhões ao ano. Cerca de 81% dos funcionários trabalhavam em sistema de cooperativa, sem garantias trabalhistas. “Conseguimos fazer uma transição para nosso modelo de gerenciamento sem que a população percebesse, mantendo o atendimento”, destacou o superintendente de saúde pública do Grupo Mãe de Deus, Rogério Pires.
Sempre com a supervisão da Prefeitura de Canoas, algumas mudanças positivas foram implementadas no hospital.
- Todos os funcionários trabalham hoje com carteira assinada, em regime CLT.
- 12 quartos foram reformados.
- Foi criada uma área de resíduos recicláveis.
- Reformas das áreas de estar funcional das UTIs e Técnica.

REDUÇÃO CUSTOS
Uma das maiores conquistas foi a redução de custos. Se até agosto do ano passado os gastos em manutenção do HPSC representavam 3,5 milhão, hoje esse valor está reduzido para R$ 2,3 milhão em média. “Istoé resultado de uma gestão eficiente, feita por um profissionais que tem experiência na gestão de hospitais e excelência no trabalho”, disse o prefeito referindo-se a parceria com o Mãe de Deus.
Entre os fatores que garantem esses resultados, está um sistema de trabalho em rede com outros dois hospitais da cidade, o Universitário e o Nossa Senhora das Graças, para a utilização de leitos para casos de recuperação. “Antes o paciente ficava internado por até mais de 20 dias no HPSC, enquanto que agora, o hospital atua com sua vocação de pronto atendimento, com foco em serviços de traumatologia e neurologia, mas também atendendo outros casos” disse o prefeito.

NÚMEROS
Somente neste ano já foram feitos 45 mil atendimentos de emergência no HPSC, com média de 9 mil ocorrências.
Foram contabilizadas 345 internações mensais e realizadas 226 cirurgias/mes; 7,5 mil exames de imagem/mes; 14 mil exames laboratoriais/mes.
Cerca de 17 % das internações são de pessoas de outras cidades, que também tem o HPSC como referencia.
Fonte:Jesiel B. Saldanha

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