Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

1º Concerto Oficial da Orquestra de Câmara de Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nesta sexta-feira, dia 1.º, o 1º Concerto Oficial da Orquestra de Câmara de Canoas - “Festival Vivaldi”. O evento ocorre na Capela do Unilassalle, às 19h, e conta Solista convidado Paulo Mestre e a regência e direção artística de Tiago Flores. A entrada é franca.

Vivaldi e Paulo Mestre:

Criador de centenas de espirituosos e extrovertidos trabalhos instrumentais, o compositor italiano Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741) é amplamente reconhecido como o mestre do concerto Barroco instrumental, gênero que ele aperfeiçoou e popularizou com maior ênfase do que seus contemporâneos. As melodias fluidas de Vivaldi, seu ritmo cinético, seus brilhantes efeitos e extensões de técnica instrumental fazem-no um dos mais agradáveis compositores da música barroca.
O celebrado conjunto de cordas e o singular timbre vocal de Paulo Mestre unem-se nas interpretações de “Concerto in Si minore per archi e cembalo”, prosseguindo na segunda parte com “Concerto Alla Rústica” e “Concerto in La maggiore per archi e cembalo”. Explorando todas as nuanças sonoras do contratenor Paulo Mestre (que no contexto do canto lírico é a voz masculina adulta cantando numa tessitura correspondente à do alto ou até mesmo à do soprano, adaptando normalmente a técnica do falsete) se ouvem as majestosas cantatas “Stabat Mater” e “Nisi Dominus” (ambas em nove partes, escritas em 1727 e 1730, respectivamente). Será uma noite memorável onde o repertório selecionado apresentará a profundidade que este produtivo compositor (escreveu cerca de 500 concertos) criou dedicando-se também à música sacra que, em semelhanças, têm-se a doçura e técnica precisas, além da ousadia e originalidade que o fixaram para sempre na história da música universal.
Evento: Orquestra de Câmara de Canoas, com “Festival Vivaldi”
Dia: 1º de julho de 2011, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Capela do Unilasalle (Av. Victor Barreto, 2288 – Centro – Canoas/RS)
Solista convidado: Paulo Mestre (contratenor – Curitiba/PR)
Regência e direção artística: Tiago Flores
Programa:
Festival Vivaldi
Concerto in Si minore per archi e cembalo
Stabat Mater
Concerto Alla Rústica
Concerto In La Maggiore Per Archi e Cembalo Nisi Dominus
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...