Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Cidade celebrou São Jorge em procissão


São Jorge ou Ogum. Para o Santo guerreiro, que vence o mal personificado na figura de um dragão, a cidade realizou uma das maiores demonstrações de fé já vistas. Bem mais de uma centena de pessoas de diferentes credos, todos com a busca pela paz como motivação, percorreram as ruas centrais de Canoas na noite de sexta-feira, 29.
A 4ª Procissão de São Jorge e Ogum estava iluminada, bonita e com a participação de quem encontra na fé, uma razão para vivenciar e praticar o bem. A atividade foi realizada pela Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Diversidades, com o apoio de entidades religiosas.
A concentração, aconteceu em frente à Praça do Avião, reuniu os fiéis, que dali, prepararam-se para a caminhada. Um caminhão do corpo de Bombeiros abriu o caminho para outros veículos e as pessoas, que seguiram pela rua 15 de Janeiro, em direção ao ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos.
Flores, velas nas mãos. Cânticos entoados ao som de tambores, reverenciavam o santo que conforme a história, nasceu na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. A mesma tradição conta ainda que foi soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e venerado como mártir.
A procissão encheu as ruas e em seu destino, a imagem de São Jorge foi carregada pelo prefeito, pelo deputado Nelsinho Metalúrgico e também pelo coordenador de Diversidade, Paulinho D’Odé, para dentro do ginásio, onde ocorreu um ato inter-religioso.
Reunidos, os representantes de religiões, como o vice-presidente da Associação Espírita Caridade, Rubem Sérgio Martins; pastor Nelson, da Comunidade Evangélica 100% Jesus; Jaqueline Telles, da Associação Universalista Luz de Aruanda; Everton Alfonsin, presidente da Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do RS, Mãe Rose de Xangô, coordenadora Geral do Movimento de ação Afro Umbandistas, e Jeane Soares, da Fé Ba’h’ai e o frei Vilson Dallagnol, deram início a uma celebração de paz.
O prefeito Jairo Jorge, lembrou que a procissão cruzou a cidade, unindo diferentes religiões. “Todos temos fé e esperança em um mundo que seja regido pela paz, que vence preconceitos”, disse.
O coordenador de Diversidade, Paulinho D’Odé, ressaltou o momento de reflexão, e lembrou de fato recente, onde a violência de uma pessoa, tirou a vida de 12 crianças no Rio de Janeiro. “Por isso buscamos a paz, unidos, na celebração”, afirmou. A Coordenadora de Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, também foi saudada por sua presença no evento.
Após, foram homenageados o Corpo de Bombeiros de Canoas, com o recebimento de imagens de São Jorge, entregues pelo coordenador da Defesa Civil canoense, Mauro Guedes. O pastor Nelson recebeu de três representantes de outras religiões uma placa.
A noite teve ainda atrações artísticas, com apresentações do Coral Associação Universalista Luz de Aruanda; Pretos Velhos da Vivência de Mestre Chuca; Grupo de Dança Afro Odju Oba e estrelinha de Jurema; Luciara Batista com harmonia show da escola e Samba Acadêmicos de Niterói, interpretando a música Ogum de Zeca Pagodinho e Canta Brasil.
Fonte:Jesiel B. Saldanha Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...