Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prestação de Contas


A quinta rodada das Plenárias de Serviços, que ocorrem a cada semestre nas quatro regiões da cidade, começou pelo quadrante Sudoeste, na noite desta terça-feira. O prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita e secretária da Saúde Beth Colombo, o subprefeito Pedro Bueno, secretários e adjuntos se reuniram com moradores na Escola Estadual Visconde do Rio Branco, onde prestaram contas das ações e programas de governo, ouviram sugestões e pedidos. A diretora da escola, Neiva Moscheta, também integrou a mesa principal dos trabalhos, conduzidos pelo secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso. Ele relatou que as quatro rodadas anteriores totalizaram 2.141 demandas. 

Fila do povo:

Seis pessoas manifestaram-se verbalmente na “fila do povo”, enquanto outros preferiram encaminhar reivindicações por escrito, respondidas de imediato pelos secretários, prefeito e vice. A primeira delas, Hélio Macedo, morador da vila Eucalipto Velho, pediu solução para a sede da extinta associação de moradores, atualmente tomada pelo lixo e invadida por usuários de drogas. Também reclamou das más condições da rua Projetada.
O secretário de Serviços Urbanos, Márcio Ferreira, informou que, junto com Bueno, já trata de uma solução para o prédio, enquanto o secretário de Obras Alcy Paulo de Oliveira, o Cica, comprometeu-se a verificar pessoalmente a situação da rua nesta quarta-feira.
Outras demandas foram relativas a iluminação pública, transporte, limpeza de terrenos baldios, atendimento em saúde, saneamento e vagas nas escolas de Educação Infantil.

UPA e EMEIs:

Na Plenária, Jairo anunciou a inauguração, em setembro ou outubro deste ano da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com nove leitos para pacientes em observação, na esquina das ruas Engenheiro Chang e Cairu. Garantiu que, depois disso, a UBS localizada ao lado da praça Cônego Lotário e transformada temporariamente em Unidade Distrital de Pronto Atendimento (UDPA), voltará à sua condição original. Somente neste ano, a UDPA prestou 9.084 atendimentos.
Lembrou, ainda, que a região ganhará mais três escolas de educação infantil (EMEIS) – Primavera, Pitangueiras e Prata – que somam mais de 300 vagas.
O prefeito explicou também que as obras de canalização das valas da Irineu Carvalho de Braga e lateral do Prata estão paralisadas porque a empresa vencedora da licitação não teve capacidade para executá-las. O contrato foi rescindido e novo edital está sendo preparado.
Na prestação de contas, Jairo expos os números e ações em todas as áreas e destacou a importância de ouvir a população para reavaliar o trabalho e melhorá-lo, se necessário. Ele citou as formas de participação popular criadas em seu governo e os números obtidos de janeiro de 2009 a abril de 2011 (veja abaixo).
Descentralização e participação popular
Subprefeituras – 124.868 atendimentos
Prefeitura na Rua – 11.043 atendimentos em 98 edições
Audiências públicas – 1.655 atendimentos em 98 edições
1º Congresso da Cidade – 3,5 mil participantes e 608 delegados
Atendimento ao Cidadão (0800-510-1234) – 14.575 atendimentos (2010 e 2011) 
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...