Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Caveirão do ar

A Polícia Militar do Rio apresentou nesta manhã , o helicóptero blindado modelo Huey Two, de fabricação americana, do GAM (Grupamento Aeromarítimo), em Niterói. O novo equipamento tem capacidade para transportar dois pilotos e até 13 tripulantes.
A aeronave vai auxiliar nas operações policiais em áreas de conflito, além de ser utilizado em resgates. A blindagem do Huey, o mais moderno helicóptero em operação no país, suporta até tiros de fuzil, segundo o subcomandante do GAM, tenente-coronel Miguel Francisco Ramos.
O helicóptero é considerado o maior reforço contra o crime para este ano. O blindado, adquirido pela secretaria de Segurança Pública por R$ 12 milhões, vem dos Estados Unidos, após mais de 50 horas de voo.
Diferentemente do helicóptero Esquilo, usado pela PM, que é feito em fibra e tem capacidade para dois pilotos e quatro tripulantes, o Huey II é uma aeronave de guerra, cuja blindagem suporta tiros de fuzil calibre 7.62 e até de metralhadoras ponto 30, além de ter capacidade para transportar até 13 pessoas: dois pilotos e 11 tripulantes. Em operações em favelas, no entanto, o helicóptero vai atuar com oito tripulantes.
Com o Huey II, a PM pode fazer até operações à noite, já que terá equipamento de câmera com visão noturna e os pilotos também terão este tipo visão. A pintura, em cinza esverdeado, muda de acordo com o ângulo de visão. Além disso, haverá farol de busca e fast hope, uma corda em que o policial tem mais agilidade para descer do que o rapel, utilizando somente luvas especiais.

Usado no Iraque e Afeganistão:
O Huey II não é exatamente uma novidade para a polícia do Rio de Janeiro. A Polícia Civil já possui uma aeronave desse modelo, chamada de Caveirão Voador. Com isso, os agentes puderam fazer uma espécie de consultoria para os militares, apontando os pontos ruins do helicópteros e sugerindo melhorias. A parte da frente da aeronave vai receber um reforço na blindagem e as proteções laterais serão mais versáteis, de colocação e retirada mais fáceis.
Fabricado nos Estados Unidos e usado pela Força Aérea e pelo Departamento de Estado americanos, o Huey II também é usado pela Polícia de Nova Iorque, Força Aérea, Exército e polícia nacional da Colômbia, Força Aérea Filipina e do Iraque, além de sobrevoar os céus do Afeganistão, Paquistão, Cazaquistão, República Dominicana, Argentina, Peru, num total de 150 aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trensurb estuda volta as operações

A Trensurb fará hoje, inspeção no trecho entre São Leopoldo e Mathias Velho.  A inspeção integra o planejamento de retomada gradual das oper...