Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura é aprovado pela Câmara de Canoas-RS

O Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura (PMLLL) de Canoas, é o primeiro no Brasil a ser regulamentado como lei municipal. Em votação na Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira, 21, o Plano foi aprovado como lei municpal, por unanimidade.
O secretário de Cultura do município, Jéferson Assumção, saudou de forma entusiasmada a iniciativa inédita na cidade. “Existem propostas de Planos em outras cidade e Estados, mas Canoas sai na frente e transforma a iniciativa em Lei”, disse. Jéferson lembra que o Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura é um instrumento fundamental de organização e planejamento na sociedade. “O PMLLL institui diretrizes, objetivos e metas e efetivamente auxiliará a transformar Canoas numa cidade de leitores”.
O PMLLL foi elaborado e discutido em dois anos, por entidades, sociedade e poder público.

O QUE É:
O Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura (PMLLL) é baseado pelas diretrizes de implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Capitaneado pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação, o PMLLL visa constituir-se em um pacto pelo Livro na cidade de Canoas, firmado pelo governo municipal (por meio de diversas secretarias e órgãos da administração) e pela sociedade canoense (através da contribuição de ações de entidades e empresas em prol do desenvolvimento do Livro, da Leitura e da literatura na cidade de Canoas). O objetivo comum é fazer de Canoas uma Cidade de Leitores, tanto do ponto de vista cultural como educacional.
O presente plano é o resultado de uma série de discussões com a comunidade canoense, desde meados de 2009. Foram realizados diversos encontros presenciais envolvendo secretarias, universidades, professores, escritores, bibliotecários, livreiros e editores, em vários momentos, entre os quais destacam-se conferências durante as Feiras do Livro de Canoas de 2009 e 2010.

AÇÕES :
Desde 2009, foram instaladas duas Biblioparques, no Parque Getúlio Vargas e no Parque Eduardo Gomes. Foi providenciada a vinda de quatro das Arcas das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que servem às comunidades de quilombolas e de agricultores da cidade. A cidade recebeu dois Pontos de Leitura do Ministério da Cultura.
Foi montada uma rede com 10 bibliotecas comunitárias. Implantadas quatro bibliotecas, uma em cada subprefeitura do município. A cidade realizou a segunda mais importante Feira do Livro do Estado do Rio Grande do Sul, atrás apenas da capital Porto Alegre.
Foram distribuídos 18 mil Livros no Dia da Leitura, em 12 de outubro de 2009. Recentemente, a prefeitura lançou o edital de pontos de Leitura onde selecionará 15 desses pontos em toda a cidade.

Fonte:Jesiel B. Saldanha PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...