Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Biblioteca Pública de aniversário nesta segunda-feira

A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva esta em festa nesta segunda-feira, 25, data em que comemora 44 anos de fundação. Os festejos acontecem no mesmo dia em que é comemorado o Dia do Escritor Canoense. Para celebrar a ocasião, será servido fatias de bolo aos freqüentadores da Biblioteca na segunda-feira. 
A programação cultural inclui a entrega da premiação aos participantes do concurso Poesia no Varal, e uma homenagem ao escritor canoense Antonio Giacomazzi (Confira Programação) :
PROGRAMAÇÃO
- 10horas: Homenagem (em memória) ao escritor e artista plástico Antônio Giacomazzi
- 10h30min: Entrega da premiação do ll Concurso Poesia no Varal

- 14h30min: Bate-papo e lançamento do Livro “ O Mundo que eu criei” de Sandra Ávila
Participação do Boneco Juca
- 16horas: Posse da nova diretoria da ABIP – Associação dos Amigos da Biblioteca Pública 

HISTÓRICO:

A Biblioteca Pública Municipal foi criada pela Lei n° 592, de 22/08/1959, na administração do Prefeito Sezefredo Azambuja Vieira. Mas inaugurada na gestão do Prefeito Hugo Simões Lagranha. em 25/10/1966, iniciando suas atividades na Avenida Tiradentes, com duas professoras atendentes e um acervo de 900 volumes.
Em setembro de 1968, foi transferida para o 2º andar da Prefeitura Municipal, na Av. Ipiranga. Em 1972 passou para o prédio da Rua General Salustiano nº 640 e, mudou-se em maio de 1978, para o Conjunto Comercial Canoas onde permaneceu até maio de 2009, onde durante a gestão do Prefeito Jairo Jorge criou-se a Secretaria Municipal de Cultura, e com isso, deu-se a transferência para o prédio atual, na Rua Ipiranga 105, que com algumas adaptações se tornou um centro cultural.
A partir de então, a biblioteca passou a ter outro sentido, onde livros, revistas e jornais passaram a conviver de forma harmônica com as peças do Arquivo Histórico e Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, Arquivo Público Municipal Dr. Sezefredo Azambuja Vieira e com a própria secretaria.
Com esta mudança a comunidade foi contemplada com a união do livro com as diversas formas artísticas, além de um espaço específico para o Setor de Multimeios, o Setor Infantil e um auditório para 65 pessoas, promovendo a diversidade e a integração dos vários segmentos culturais como: música, teatro, danças, saraus. Uma conquista há muito reivindicada.
O nome da Biblioteca Pública Municipal "João Palma da Silva" foi adotado a partir de 1980, através da Lei nº 1948, cujo projeto é de autoria do Vereador Celso Pitol.
Seu acervo constitui-se de 37.267 exemplares de livros, uma hemeroteca dos principais jornais locais.
Também possui um Telecentro com 11 computadores a disposição dos usuários. Com uma média de atendimento diário de 110 pessoas.
O objetivo da Biblioteca Pública é aprimorar seus serviços e assim atingir sua função primordial que é informar. Um lugar onde o indivíduo pode refletir e mobilizar-se para participar efetivamente da vida do Município, exercitando a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...