Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

A tradição secular dos Dragões da Independência e da Guarda Presidencial

Centenas de curiosos param todos os dias diante dos palácios do governo para observar a guarda militar. O que muitos não sabem é que a guarda, sob responsabilidade dos Dragões da Independência e da Guarda Presidencial, representa tradições seculares, vindas da época da Família Real e do Brasil imperial.

Os trajes dos Dragões da Independência e da Guarda Presidencial foram desenhados por Jean-Baptiste Debret e D. Pedro I, respectivamente, e foram inspirados em uniformes de guardas de outros países como a França. Cabe às tropas, desde então, a guarda do presidente da República e o cerimonial militar.
Seja mantendo as tradições ou despertando curiosidade aos que desconhecem a história, a Guarda Presidencial e a os Dragões da Independência são pontos altos do desfile cívico de 7 de setembro. Na ocasião, a Guarda Presidencial é responsável pela escolta do presidente, guarda dos palácios Itamaraty, do Planalto, Alvorada e Buriti, além da apresentação ao público. Já os Dragões da Independência participam da cerimônia com sua cavalaria e encerram o desfile.

O compromisso com a nação e com a tradição é levado a sério. Para se apresentarem no desfile da Independência, o treinamento leva meses e é intensificado próximo à data, como explica o tenente Mangiavacchi. “O expediente do soldado do cerimonial é basicamente treinamento físico de manhã e, à tarde, a ordem unida, ou seja, treinamento dos movimentos. Treinamos diariamente desde o início do ano até o desfile”.
Fonte:Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...