Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Resultado das eleições no Estado deve ser conhecido até as 23h de domingo

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) espera que o nome do governador eleito ou dos candidatos que vão para o segundo turno sejam conhecidos até às 23h de domingo, quando a quantidade de urnas apuradas já deve ser suficiente para obter essa resposta. Mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tenha divulgado ainda uma previsão para este pleito, a assessoria do TRE-RS acredita que a decisão sobre a Presidência de República também não deva passar desse horário.
Já a finalização da contagem pode ir mais longe: o trabalho dos tribunais ocorrerá de forma ininterrupta e pode ir até o fim da madrugada, dependendo de eventuais falhas em urnas ou transporte das informações das seções eleitorais. No pleito de 2006, apenas uma urna apresentou falha no Estado, no primeiro turno.
A votação encerra às 17h e, após esse horário, os presidentes de mesa das seções são responsáveis por levar os pen drives ou disquetes com as informações das urnas até as juntas apuradoras dos municípios. De lá, os dados são encaminhados virtualmente para o TRE, que contabiliza os números e repassa os dados ao TSE.
Segundo o TRE-RS, há 26.197 seções no Estado e outras 189 exclusivamente para justificativa de voto. Só em Porto Alegre, são 2.798. As seções são subordinadas às zonas eleitorais (173 em todo Estado), responsáveis por organizar o pleito, distribuir urnas e treinar mesários. Os quatro maiores colégios eleitorais do Estado são Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...