Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Resultado das análises da mortandade de peixes

Conforme resultados das análises realizadas em amostras coletadas no episódio de mortandade de peixes em Canoas, na vala do DNIT, foi constatado que os pontos localizados na própria Vala e na Vala da Rua Curitiba apresentaram teores de Oxigênio dissolvido igual a zero. Para estes pontos foram também observados níveis altos de DBO5 – (Demanda Biológica de Oxigênio, avaliada em 5 dias) e Nitrogênio, indicando contaminação por carga orgânica.
Desta forma, foram confirmadas as suspeitas de níveis baixos de oxigênio como principal causa da mortalidade dos peixes. O aumento da temperatura, além de diminuir a solubilidade do oxigênio na água, ainda aumenta o metabolismo dos peixes que o consomem mais rápido. Áreas com contribuição importante de carga orgânica tendem a agravar este problema, resultando na depleção de oxigênio, o que pode resultar imediatamente em mortalidade de organismos aquáticos, principalmente peixes, como observado no local.

O LOCAL:

Para as obras da BR448 (Rodovia do Parque), foi escavada vala de drenagem, paralela ao eixo da via, originalmente com água de boa qualidade o que pode ter atraído peixes. A solução de engenharia do DNIT resultou numa interligação da vala de drenagem a Vala Mathias (Vala Externa da Rua Curitiba), que conduz esgoto misto coletado em Canoas ao Rio dos Sinos.
A associação da drenagem de esgoto misto para vala do DNIT, agravado pelo clima quente e seco nos dias do episódio, pode ter comprometido a qualidade da água, pelo excesso de carga orgânica.
Fonte:PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...