Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Guarda do fogo simbólico, ato de patriotismo que se repete

Fazer a guarda do fogo simbólico é para o soldado da Brigada Militar Leandro Santos, 25 anos, um ato de patriotismo. Ontem, o policial ficou seis horas no Paço Municipal tomando conta da pira. O gesto será repetido por estudantes, tradicionalistas e integrantes de grupos da terceira idade até terça-feira, 7. No Dia da Independência a chama será extinta às 17 horas, encerrando as comemorações pela data. Em função da chuva a pira foi transferida da praça Emancipação para a entrada da sede da Prefeitura, onde ficará até o tempo melhorar.
O policial militar ingressou na corporação em abril e ele não imaginava que em tão pouco tempo já estaria seguindo o exemplo do pai. "Meu pai já fez a guarda e estou emocionado e orgulhoso de estar repetindo esta atitude. Esse é o meu primeiro ato de patriotismo como militar."
O professor de História Roberto dos Santos, da Ulbra, lembra que a guarda do fogo simbólico foi institucionalizada pela Ditadura Militar em 1964. "Mas a prática é anterior." O fogo no Brasil, segundo o professor, está diretamente ligado ao civismo, à nação. E fazer a guarda do fogo simbólico é uma tentativa de resgatar este civismo, comenta.
Fonte:DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...