Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Noite festiva durante a 9ª edição do Encontro das Almas Iluminadas

Canoas sediou na noite de sexta-feira, 28, o maior encontro de seguidores de religiões afro umbandistas da região. Mais de 200 representantes de casas de religião e terreiros estiveram reunidos na 9ª edição do Encontro das Almas Iluminadas, que aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (rua Caramuru, 330, Centro).
O salão de esportes da entidade ficou lotado, com a presença do público que ultrapassava 1,5 mil pessoas. Na ocasião, foram entregues 200 troféus para pessoas que se destacaram no trabalho em prol da religião afro umbandista. O evento foi uma realização da Coordenadoria de Diversidade da Prefeitura de Canoas em parceria com a Associação do Movimento de Ação Afro-Umbandista pela União dos Axés – Uniaxés.
Na chegada ao local, as cores e a decoração indicavam a imponência do evento. No centro, altares com imagens de entidades afro umbandistas davam o tom da religiosidade.
Roupas, artesantato e objetos que tanto poderiam ser utilizados em cultos, como para a decoração e vestuário no dia-a-dia estavam expostos e comercializados. Nas roupas, as cores eram o destaque, em túnicas que lembravam o estilo indiano de vestimenta.
O Encontro das Almas Iluminadas teve a presença do prefeito Jairo Jorge, que foi homenageado com um troféu, e, em sua fala, lembrou das lutas contra o preconceito enfrentadas pelos adeptos da religião afro umbandista. “Aqui estão reunidos homens e mulheres lutadores, que acreditam, pessoas do bem, que não aceitam o preconceito de quem vê no toque do tambor um motivo para discordâncias”, salientou. Jairo falou ainda da instituição pela administração municipal, da Coordenadoria de Diversidades. “Um espelho de bom exemplo de ações contra os preconceitos”, disse.
O presidente emérito do Uniaxés, Paulo Ambieda, o Paulinho D’Odé, lembrou em seu pronunciamento das lutas enfrentadas pelos seguidores da religião. Conforme Paulinho D´Odé, o Encontro das Almas Iluminadas é um evento consolidado. “Sempre buscamos a construção de um evento que pregasse a união entre os adeptos e homenageasse os dirigentes afro umbandistas de Canoas e do Estado. Nasce então em 2002, o Almas Iluminadas, que se consolida e faz parte do calendário municipal, com a participação de cerca de 2000 pessoas por cada edição; sendo a cada ano mais abrangente”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, também presente, destacou a questão social e de integração entre os seguidores da religião afro umbandista. A mesa de autoridades também teve a presença do coordenador de Diversidades da Prefeitura, Pai Neco de Oxum, e da coordenadora do Uniaxés, Mãe Rose de Xangô.
As atrações culturais tiveram a participação do grupo de capoeiristas Preto Velho, do Mestre Chuca, além de dança e música com o grupo canoense Canta Brasil.
Fonte:Jesiel B. Saldanha PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...