Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

104 anos do poeta

Para homenagear os 104 anos que o poeta Mario Quintana completaria nesta sexta-feira (30), o Governo do Estado recebeu uma doação de grande valor cultural: um busto em bronze do poeta, esculpido pelo seu amigo Xico Stockinger, entregue pela filha do escultor, Jussara Stockinger. A governadora Yeda Crusius recebeu a doação no local onde ficará o busto - no foyer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na rua dos Andradas, 736, no Centro de Porto Alegre.
"Mario Quintana tem uma casa. É na casa dele que o busto tem que ficar", afirmou Jussara à governadora Yeda, ao explicar a sua decisão. Ela falou da amizade entre Quintana e Stockinger, quando vivos. "O poeta seguidamente almoçava em casa aos domingos. Eu era pequena, a relação deles era ótima, contava muitas histórias. Ambos trabalharam na Caldas Júnior. Foi num desses domingos que meu pai moldou a cabeça do poeta, em barro, depois fundida em bronze", recordou Jussara.

O Mapa

Olho o mapa da cidade

Como quem examinasse
A anatomia de um corpo...
(É nem que fosse meu corpo!)
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...
Há tanta esquina esquisita
Tanta nuança de paredes
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)
Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar
Suave mistério amoroso
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)
E talvez de meu repouso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...