Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Criticas ao STF


Jair Bolsonaro voltou a comentar publicamente sobre as investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) que o envolvem em um suposto plano de golpe de Estado entre 2022 e 2023. 
Em publicação na rede social X nesta segunda-feira, Bolsonaro ironizou o processo, dizendo que se trata de um "golpe sem tropa, sem minuta, sem financiamento, sem armas". 
Ele compartilhou também um artigo da *Folha de S.Paulo* assinado por advogados da defesa do general Braga Netto, que criticam a proibição da acareação entre ele e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

Desde março, Bolsonaro é réu no STF por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, em razão dos atos de 8 de janeiro. 

A acusação faz parte de um inquérito que investiga uma possível articulação para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, após as eleições de 2022. 

Enquanto aliados de Bolsonaro denunciam perseguição política e ausência de provas concretas, ministros do STF, especialmente Alexandre de Moraes, afirmam que há indícios sólidos de tentativa de golpe e que o foco da apuração é identificar os responsáveis por planejar os atos antidemocráticos.

Bolsonaro, por sua vez, nega qualquer envolvimento com a tentativa de ruptura institucional. 

Em suas declarações públicas e nas redes sociais, insiste que as acusações têm motivação política e buscam enfraquecê-lo eleitoralmente. 

“Não houve golpe, nem tentativa dele”, afirmou, alegando que faltam fatos e sobram narrativas no processo conduzido pela Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usina do Gasômetro será concedida a iniciativa privada

Após mais de cinco anos de obras e R$ 25,9 milhões em investimentos públicos, a Usina do Gasômetro, ícone cultural de Porto Alegre, será con...