O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), e o superintendente de Comunicação Social, Marcelo Villas-Bôas, apresentaram a imprensa e convidados, nesta manhã , o novo portal da Casa na Internet. Conforme Postal, a iniciativa oferece à sociedade mais uma ferramenta para ampliar o controle e a transparência das ações do Legislativo. O novo portal entrou em funcionamento nesta tarde.
O superintendente de Comunicação Social da AL, Marcelo Villas-Bôas, apresentou um histórico do portal da Assembleia, relatando o desafio que representou a implantação da primeira agência de notícias de uma casa parlamentar no país, em 2000. Inovador na época, o portal, segundo ele, foi perdendo em eficiência ao longo do tempo, uma vez que "dez anos equivalem a mil na espiral evolutiva da tecnologia da informação”.
Segundo o superintendente, o usuário encontrava dificuldade em localizar a informação desejada no portal. “Imaginando-me um estudante a pesquisar as obrigações constitucionais do Parlamento, ou mesmo um advogado tarimbado em busca de legislação recentemente aprovada, poderia me declarar perdido em meio a inúmeros links e sem um ponto sobre onde iniciar minha navegação e busca”, disse.
Agora, no novo portal, conforme Villas-Bôas, os mais de 1,5 milhão de documentos disponibilizados estarão agrupados por assuntos ou afinidades, o que deve facilitar as buscas e aumentar a transparência dos dados. As informações foram organizadas em quatro segmentos: Institucional, Legislativo, Comunicação e Deputados. A partir deles, o usuário pode direcionar sua busca para o setor desejado.
Antecipando pontos do discurso que deverá proferir no encerramento da sua gestão, o presidente Postal abordou temas como a Lei de Acesso à informação, pagamento de URVs, verbas para publicidade e reformas que considera necessárias no Estado e na estrutura da AL. Citou projetos priorizados na sua gestão, que, segundo ele, precisam ter continuidade nos próximos anos. “Queria ter uma poupança que daqui a alguns anos pudesse ser utilizada pelos futuros presidentes”, disse em relação à necessidade de reformas estruturais no Palácio Farroupilha.
Conteúdo
O primeiro segmento, "Institucional", apresenta informações relativas à missão, à história, ao funcionamento e à administração da Assembleia. O cidadão pode obter dados relativos a compras, licitações e contratos. Uma novidade, em termos de conteúdo, é a possibilidade de se pesquisar, a partir do número de registro, o andamento de todos os processos administrativos do Estado. O usuário também pode realizar uma visita virtual pelas dependências do Palácio Farroupilha e conhecer as atividades legislativas e culturais da Casa.
No segmento “Legislativo”, o internauta obtém acesso a todo o trabalho executado pelos parlamentares. Poderá verificar os projetos que compõem a Ordem do Dia das sessões e consultar, por exemplo, a transcrição completa e os áudios das sessões plenárias, a Constituição do Estado, o Regimento Interno, o Código de Ética da AL, a legislação estadual e as propostas que tramitam ou tramitaram no Parlamento.
Em “Comunicação”, o site exibe em destaque as notícias mais importantes relacionadas às atividades do Parlamento, com atualizações constantes ao longo do dia. O usuário encontra aqui os links para a Agência de Notícias, TV Assembleia, a Rádio AL e o Twitter. Fotos das atividades parlamentares estarão disponíveis para download em alta, média e baixa resolução. Os diferentes ambientes da Assembleia Legislativa foram especialmente retratados e estão agrupados em um álbum de fotos especiais. Ainda há a opção de visualizar fotos em 360º do Plenário 20 de Setembro e da frente e lateral do Palácio Farroupilha.
Por fim, em “Deputados”, o cidadão pode acessar as páginas exclusivas de cada parlamentar e informações sobre a composição da Mesa Diretora e das bancadas, além de um mapa mostrando a disposição dessas bancadas no plenário. Pode consultar também a lista dos deputados da Legislatura atual e de anos anteriores e daqueles que se encontram licenciados para exercerem cargos no Executivo.
Acessibilidade
Além da reorganização e ampliação do seu conteúdo, o portal da AL apresenta uma nova ferramenta para auxiliar a navegação de pessoas com deficiência visual. No canto superior, à direita, na tela, o usuário poderá clicar em um ícone para aumentar o contraste de cores e o tamanho da fonte utilizada. O portal também está adaptado para ser acessado por pessoas cegas, desde que estas disponham do equipamento necessário para tal.
Logo abaixo dos ícones de contraste e tamanho do texto, estão os links para a Ouvidoria e o site Transparência. No primeiro, o cidadão pode encaminhar suas dúvidas, demandas e sugestões e, no segundo, consultar dados sobre gastos, diárias e outros itens e enviar pedidos de informações, nos termos da Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, e da Resolução de Mesa n.º 1.114, de 15 de maio de 2012 da Assembleia Legislativa.
Fonte:ALERS