A tradicional Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), está totalmente interditada após laudos técnicos apontarem o rompimento de pelo menos dois cabos de protensão, peças fundamentais para a sustentação da estrutura.
A avaliação indicou que o nível de segurança do trecho está abaixo do exigido, gerando risco iminente para o tráfego de veículos.
A interdição bloqueia um dos principais eixos de ligação entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul pela BR-101, causando severos transtornos para trabalhadores, passageiros e transportadores.
Apesar do impacto no fluxo técnico e econômico da região, a medida é tratada como essencial pelas autoridades para evitar um colapso estrutural grave.
O problema é o rompimento de cabos de sustentação em uma seção que já havia apresentado falhas em 2022 (embora os cabos atuais sejam diferentes).
A causa do dano ainda é desconhecida.
O tráfego foi bloqueado porque a estrutura perdeu a capacidade segura de suportar o peso e a vibração dos veículos.
Não há data confirmada para liberação.
O fluxo de veículos só será retomado após novos laudos técnicos comprovarem a total estabilidade e segurança da ponte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário