Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Familiares de Bento Gonçalves ameaçam retirar restos mortais de Rio Grande

Descendentes do líder farroupilha Bento Gonçalves cobram da prefeitura de Rio Grande a revitalização urgente do monumento-túmulo localizado na Praça Tamandaré. 
A família alega um "descaso agressivo" que perdura por mais de uma década e alerta que, caso não haja avanços, poderá solicitar a transferência dos restos mortais do general para outra cidade.
O monumento, inaugurado em 1909, apresenta pichações, danos nos letreiros de cobre e falta de conservação estrutural.
Raul Justino Ribeiro Moreira, tataraneto do general, afirma que o diálogo com o poder público ocorre há 10 anos sem resultados efetivos. Segundo ele, outras cidades teriam "honra" em abrigar o líder.
Além do restauro, o grupo (apoiado pelo Museu do Combate de 16 de julho de 1840) sugere:
Criação do Largo General Bento Gonçalves (separando o espaço da Praça Tamandaré);
Instalação de uma pira votiva com chama permanente;
Projetos de educação patrimonial e turismo.
Bento Gonçalves faleceu em 1847 e foi inicialmente sepultado em Cristal. Seus restos mortais foram transferidos para Rio Grande — cidade que foi sede do governo imperial durante a Revolução Farroupilha — como um símbolo de reconciliação e importância histórica para o município.
A secretária de Cultura de Rio Grande, Rita Rache, reconhece os problemas de conservação, que afetam diversos monumentos da cidade.
A gestão municipal informou que:
Uma reunião está marcada para esta semana para reeditar a comissão de cuidados com o túmulo.
O plano é elaborar um projeto para captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura, visando o restauro e a segurança do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Familiares de Bento Gonçalves ameaçam retirar restos mortais de Rio Grande

Descendentes do líder farroupilha Bento Gonçalves cobram da prefeitura de Rio Grande a revitalização urgente do monumento-túmulo localizado...