A trajetória do tradicionalismo organizado em Canoas iniciou-se em 13 de julho de 1987, com a criação de uma comissão para administrar o Parque de Rodeios na Avenida Antônio Frederico Ozanan.
Sob a presidência de Galci Antônio de Abreu, a comissão utilizava a sigla ATC.
O marco definitivo da entidade ocorre em 30 de janeiro de 1991, data eternizada no brasão oficial da bandeira da AETC.
Neste dia, a antiga ATC foi oficialmente transformada em AETC (Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas), sob a presidência de Alceu Müller de Oliveira.
Foi neste momento que se definiu a missão de congregar as entidades Tradicionalistas da cidade e se adotou o lema: “De galpão em galpão, repontando a tradição”.
Embora a fundação celebrada e simbólica seja a de 1991, a associação passou por uma formalização jurídica em 25 de outubro de 1996, adequando seus estatutos, documentos e registros, consolidando sua estrutura para representar os CTGs e piquetes no estado.
Como principal representante da Cultura Tradicionalista em Canoas, a AETC organiza rodeios e a Semana Farroupilha, que reúne mais de 79 entidades filiadas no Parque do Gaúcho.
Após anos sediada em endereços compartilhados (como na Rua Nercy Pereira Flores,sede da ASMC e DTG Morada de Guapos), a AETC realizou em 2023 o sonho de ter a sua sede própria no Parque do Gaúcho.
A associação atua na gestão e fomento da cultura gaúcha utilizando as estruturas do Parque do Gaúcho situadas nos fundos do Parque Eduardo Gomes galpão 43,(acesso pela rua 24 de Outubro)onde se encontra uma das maiores pistas de tiro de laço cobertas do Rio Grande do Sul.
A data de 30 de janeiro de 1981 representada no brasão de armas da bandeira refere-se aos primeiros passos dados pelos pioneiros desta associação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário