A etapa inicial será a Turquia, com a visita a Iznik, por ocasião do 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia; em seguida, o Papa seguirá para o Líbano a partir de domingo, 30 de novembro.
O Santo Padre deixou o Vaticano por volta das 7h (horário italiano), deslocando-se de carro até o aeroporto.
Leão XVI é o quinto Pontífice a visitar a Turquia; o lema de sua viagem ao país é “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”.
O Pontífice deu continuidade ao desejo de Francisco, que pretendia voltar à Turquia em maio de 2025, após a visita de 2014, justamente para o 1700º aniversário do Concílio de Niceia.
O momento culminante será em Iznik, nos sítios arqueológicos da antiga Basílica de São Neófito, onde o Papa, junto com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu, rezará com cerca de vinte patriarcas e representantes das Igrejas cristãs diante dos ícones de Cristo e do Concílio, e acenderá uma vela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário